Educação

Guararema inova no ensino de inglês com tecnologias

"English Club - Let's Learn Together" incentiva a produção autoral entre alunos com o uso de novas tecnologias

12/06/2022 às 06:00
Atualizada em 12/06/2022 às 06:00.
Divulgação/PMG

Projeto une novas tecnologias ao ensino de inglês em escolas de Guararema - FOTO: Divulgação/PMG

Guararema - A produção autoral entre o público infantojuvenil com o uso das múltiplas linguagens é destaque entre as ações desenvolvidas pela professora de Língua Inglesa Suéller Costa, que atua na Rede de Ensino de Guararema com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com a sua mediação, as crianças produzem histórias em quadrinhos, mangás, tirinhas, jogos, e-books, vídeos, dentre outras publicações realizadas com o aporte das mídias e tecnologias. São produções roteirizadas em Língua Portuguesa e produzidas no idioma estrangeiro, aliando habilidades e competências voltadas tanto ao componente curricular quanto às áreas digitais, informacionais, comunicativas e atitudinais.

O projeto é idealizado com o propósito de estimular o ensino e o aprendizado da Língua Inglesa sob a perspectiva da Educomunicação, um campo que inter-relaciona a comunicação à Educação para instigar, por meio do direito à expressão, o pensamento crítico, criativo, comunicativo, colaborativo, solidário e mobilizador, além de promover a cidadania com o debate de temas transversais, que tenham repercussões tanto no âmbito regional quanto nacional ou global.

O projeto ganhou expansão e novas unidades estão sendo contempladas. Atualmente, é desenvolvido nas escolas municipais Professora Eunice Leonor Lopes Prado e Professora Célia Leonor Lopes Lunardini. As atividades ocorrem de maneira híbrida, com atividades presenciais e virtuais, e a proposta atende turmas dos períodos da manhã e tarde.

"Até então, em 2020, este trabalho ocorria em uma das minhas aulas e em consonância com os conteúdos dos materiais didáticos. Em 2021, ganhou um espaço especial na carga horária; e, em 2022, o projeto passou a integrar o Programa Curricular da Rede de Ensino guararemense, com um período dedicado exclusivamente às suas ações", explicou a professora Suéller Costa.

A cada bimestre, é organizada uma proposta que instiga a produção autoral entre as crianças e em Língua Inglesa, apropriando-se de uma linguagem (à escolha dos educandos) para registrar os trabalhos produzidos. Ao longo de dois anos, quatro escolas foram contempladas com o projeto, atendendo, ao todo, cerca de 800 alunos.

"Fico contente com a amplitude, vejo que é um sinal de que as metodologias têm contribuído para a adesão do grupo e sido significativas entre os envolvidos, tanto para os alunos, que demonstram engajamento durante as atividades, quanto pela professora, pois, a cada produção, eu aprendo bastante com as minhas turmas", completou a professora Suéller.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News