Transtorno do Espectro Autista

Unidades de saúde contam com fitas 'quebra-cabeça'

15/06/2022 às 06:00
Atualizada em 15/06/2022 às 06:00.
Dayane Oliveira/Divulgação

Identificação é símbolo de conscientização do TEA - FOTO: Dayane Oliveira/Divulgação

Itaquá - A Secretaria de Saúde concluiu a instalação de fitas 'quebra-cabeça' em todas as unidades de saúde do município. A identificação, símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA), indica prioridade de atendimento a pessoas com o diagnóstico. A medida é baseada na Lei nº 13.977 de 2020, que altera a Lei nº 12.764 de 2012, e diz que estabelecimentos públicos e privados podem valer-se da fita quebra-cabeça para identificar a prioridade devida às pessoas com TEA.

"Esse reconhecimento garante ao autista os seus direitos, como o atendimento prioritário em nossas unidades de saúde. Quando falamos em saúde, também falamos em inclusão e o direito ao atendimento rápido e de qualidade", comenta a secretária de Saúde, Ariana Julião.

O TEA é um transtorno global do desenvolvimento que acarreta modificações importantes na capacidade de comunicação, interação social e no comportamento. A expectativa da pasta é ampliar os atendimentos e o acolhimento.

"Estamos em um processo de reestruturação da saúde do nosso município. Nossas unidades já estão recebendo informatização por meio da instalação de totens de atendimento e a colocação dessas fitas é mais uma etapa do processo", completou o prefeito de Itaquá, Eduardo Boigues.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News