Assistência Social

Busca por abrigos cresce no Alto Tietê

Equipes da Assistência Social reforçam trabalho de acolhimento com pessoas em situação de rua, informam prefeituras

André Diniz
16/06/2022 às 06:00
Atualizada em 16/06/2022 às 06:00.
Mariana Acioli

Cidades da região têm reforçado o trabalho de acolhimento - FOTO: Mariana Acioli

Alto Tietê - A proximidade do inverno significa um novo fator de risco para pessoas e famílias em situação de rua, com a queda das temperaturas, cresce o risco de hipotermia. Cidades da região têm reforçado o trabalho de acolhimento, conforme levantamento do Grupo MogiNews/DAT. 

Em Mogi das Cruzes, a secretaria de Assistência Social informou que há três semanas vem recebendo pessoas em situação de rua no Ginásio Municipal de Esportes Prof. Hugo Ramos para o pernoite, e que 100% de suas vagas estão ocupadas. Nos demais pontos de acolhimento da cidade, a taxa de ocupação tem ficado acima de 90%. O número de vagas foi ampliado de 156 para 176. "O serviço de abordagem de pessoas em situação de rua também ampliou seu horário, passando a trabalhar das 7 às 22 horas, com o horário a ser expandido mediante demanda, principalmente nas noites mais frias", informou a Pasta.

Em Suzano, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social declarou que nas últimas três semanas tem realizado uma média diária de 80 acolhimentos. O município criou recentemente mais 30 vagas emergenciais no Centro Social Bom Samaritano, administrado pela entidade Cáritas Suzano, somando 80 postos. Já a Prefeitura de Poá, pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, declarou que durante o mês de maio realizou 260 acolhimentos.

Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza o acolhimento no Centro Pop localizado na Vila Virgínia, e criou o Acampamento Solidário para pessoas se abrigarem do frio na Vila Ursulina, com barracas individuais, colchões. O local recebe entre 20 a 38 pessoas por noite.

Já em Ferraz de Vasconcelos, o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias (Saiaf) na Vila Romanópolis tem tido nas últimas semanas uma ocupação superior a 80%, com 25 das 30 vagas preenchidas a cada noite. Caso haja aumento da demanda, o serviço da cidade deve fazer todo o acolhimento.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News