Itaquá

Parque Ecológico recebe Festa do Sol hoje

20/06/2022 às 10:53
Atualizada em 20/06/2022 às 10:53.
Millena Matos/Prefeitura de Itaquá

Evento vai reunir as etnias Aymara, Quechua, Guarani, Quilombola, Quichua, Chiquitano, Tupi Guaranis, Kaimbé e Kariri Xoco para celebrações e cultos às divindades de cada tradição - FOTO: Millena Matos/Prefeitura de Itaquá

O Parque Ecológico Mario do Canto, em Itaquaquecetuba, vai receber hoje, a partir das 22 horas, os povos indígenas da região para a celebração dos 5.530 anos da Quinta Era do Ano Andino. O término está previsto para amanhã às 10 horas.

O evento vai reunir as etnias Aymara, Quechua, Guarani, Quilombola, Quichua, Chiquitano, Tupi Guaranis, Kaimbé e Kariri Xoco para celebrações e cultos às divindades de cada tradição. A data reverencia o sol, considerado o maior deus da cultura ancestral. As ofertas são chamadas de "mesas" sendo constituídas por açúcar, incenso, pétalas e nozes.

Ele acontece no primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, momento de agradecimento e reverência pelo início da produção agrícola e uma oportunidade de brindar pela colheita. O parque fica na rua Cabrália Paulista,100 - Estação.

A cerimônia andina será aberta à população e a expectativa é de que a maior parte do público seja de bolivianos. "Nossa cidade conta com um número expressivo de bolivianos, diante disso, não poderíamos deixar de acolher uma tradição milenar. Quem quiser participar e conhecer a cultura deles, é só chegar", disse o secretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Aparecido Ribeiro.

O prefeito Eduardo Boigues reforçou que é importante a participação da cidade em um momento como esse. "Nossa cidade possui uma diversidade cultural muito grande. É importante que possamos acolher todas as culturas, etnias e religiões. Teremos o apoio da Guarda Civil Municipal durante o evento", finalizou.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News