Meio ambiente

Parque das Neblinas recebe visita de participantes de curso

Participantes do curso de Educadores Ambientais puderam conhecer o parque, no distrito de Taiaçupeba

21/06/2022 às 05:30
Atualizada em 21/06/2022 às 06:38.
Divulgação/SVMA

Foco da visita foi conhecer o sistema diferenciado de saneamento do parque - FOTO: Divulgação/SVMA

Mogi - Os participantes do Curso de Educadores Ambientais Locais realizaram, ontem, uma visita monitorada no Parque das Neblinas, localizado no distrito de Taiaçupeba. Administrado pelo Instituto Ecofuturo, o parque oferece uma rica variedade de flora e fauna. No dia 6 deste mês, os alunos do curso fizeram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semae, no Socorro, onde conheceram o processo de produção de água, além da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, onde estão as represas que abastecem o sistema produtor de água que atende a região.

Com 7 mil hectares, o Parque desempenha importante papel na conservação da bacia do rio Itatinga e do maior contínuo de Mata Atlântica do País: o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. No local são desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. A educadora ambiental Carla Panzeri, que coordena o curso, destacou a importância da visita à reserva ambiental.

"O foco da visita foi conhecer o sistema de saneamento, pois o Parque das Neblinas possui alguns processos muito interessantes, que dão tratamento e destinação correta aos resíduos. O grupo de participantes também percorreu uma trilha e teve contato com o rio Itatinga, recebendo informações sobre as espécies existentes no local. Foi uma experiência enriquecedora", explicou Carla. O Parque das Neblinas funciona como zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar. É reconhecido como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO.

Nova turma

A segunda edição do curso, com o tema "Cidade", terá aulas entre maio e dezembro. A primeira turma é voltada preferencialmente para os moradores da Vila Industrial, Mogilar, Nova Mogilar, Socorro, Centro Cívico, Centro, São João, Vila Natal, Vila Oliveira, Parque Monte Líbano, Jardim Camila, Vila Nova União, Toyama, Real Park, Caputera e Residencial Cocuera. As aulas vão até o dia 11 de julho.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News