Inverno

EDP reforça orientações para economizar energia

21/06/2022 às 05:30
Atualizada em 21/06/2022 às 06:46.
 Fernando Fraz..o/Ag..ncia Brasil

- FOTO: Fernando Fraz..o/Ag..ncia Brasil

Região - O inverno começa hoje e alguns hábitos comuns praticados no período, como tomar banhos mais quentes e demorados, e utilizar aquecedores de ambiente, podem gerar aumento do consumo de energia elétrica. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, reuniu dicas para evitar o desperdício de energia, mesmo no inverno.

As geladeiras, por exemplo, têm grande participação no consumo total das residências. Por isso, é importante verificar se as portas estão bem vedadas e se o termostato está regulado de acordo com a temperatura externa. Vale lembrar que não se deve colocar alimentos quentes dentro da geladeira, nem secar peças de roupa atrás do equipamento. Estes hábitos fazem com que o motor precise trabalhar mais, gastando mais energia. 

O chuveiro elétrico também deve ter uma atenção especial já que em muitas residências é o campeão de consumo de energia, podendo representar cerca de 25% a 35% do total da casa. Nos dias mais gelados, as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usam o chuveiro no modo inverno, o que consome cerca de 30% a mais energia que na posição verão. O ideal para não ter um aumento acréscimo excessivo do consumo no inverno é controlar o tempo do banho - entre cinco e oito minutos, no máximo. É importante lembrar que o tempo no chuveiro também deve ser controlado para diminuir o consumo de água, já que a cada 5 minutos são gastos cerca de 45 litros. Outra dica é programar banhos para o início ou final de tarde, quando a temperatura ainda não caiu muito, e nunca reutilizar resistências queimadas.

Para quem utiliza aquecedores de ambiente, a dica é evitar deixar o aparelho muito tempo ligado. Use apenas se for imprescindível e, se possível, o coloque no modo "soneca", para desligar sozinho quando atingir a temperatura ideal ou tempo desejado. As janelas e portas devem estar vedadas quando o equipamento estiver em uso.

Mesmo com o tempo de iluminação natural menor, a recomendação é aproveitar ao máximo a luz do dia e apagar as lâmpadas que não estiver utilizando.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News