Acessibilidade

Programa Cidade Acessível pode atender seis cidades

Suzano já foi contemplada, e outras cidades dependem do processo de formalização de convênios com o Estado

Katia Brito
23/06/2022 às 06:00
Atualizada em 23/06/2022 às 06:00.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Academia adaptada foi instalada em maio no Parque Max Feffer, em Suzano - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Região - O programa Cidade Acessível, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deve atender as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Suzano. De acordo com a Pasta, no momento está sendo realizado o processo de formalização de convênios pelas prefeituras, que devem receber vans, cadeira de trilha e playground adaptado.

O processo está avançado em Suzano, onde foi entregue em maio o Playground Adaptado e Academia Adaptada. A cidade também recebeu uma cadeira de trilha. Os equipamentos, de acordo com a Secretaria de Estado, visam a melhoria da qualidade de vida e acessibilidade das mais de 22,5 mil pessoas com deficiência da cidade.

O playground, instalado no Parque Municipal Max Feffer, conta com balanço adaptado simples, balanço adaptado vai-vem em nível e um carrossel adaptado - gira-gira 4 lugares.

A Academia Adaptada, também instalada no parque suzanense, conta com supino, twist, tríceps, abdominal, puxada alta e o bíceps. O uso dos aparelhos, de acordo com a Pasta, contribui para melhorar a autoestima e a capacidade física, assim como apresenta ganhos em autonomia, postura, mobilidade e independência para a pessoa com deficiência.

Os convênios em processo de formalização com as demais prefeituras preveem a entrega de vans em Arujá, Biritiba, Ferraz, Itaquá, Santa Isabel e Suzano. Itaquá pode receber também uma cadeira de trilha, e Santa Isabel, um playground adaptado.

 

Cidade Acessível

Com um investimento de mais de R$ 340 milhões, o Cidade Acessível, lançado em 21 de setembro do ano passado, no Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, é um programa desenvolvido por meio da parceria entre as Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional que prevê investimentos nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

Os recursos da iniciativa são voltados para novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar e cadeiras de trilha adaptadas, além de kits de acessibilidade.

O programa estadual também prevê a realização de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News