Câmara de Mogi

Vereadores repudiam casos de violência contra mulheres

Feminicídio de mulher grávida em Mogi e agressão contra procuradora em Registro motivaram declarações

André Diniz
23/06/2022 às 06:00
Atualizada em 23/06/2022 às 06:00.
Diego Barbieri/CMMC

Legislativo aprovou ontem Moção de Repúdio por assassinato de jovem em Mogi - FOTO: Diego Barbieri/CMMC

Mogi - A Câmara Municipal aprovou ontem uma moção de repúdio aos atos de violência praticados contra mulheres em Mogi das Cruzes e na cidade de Registro (SP), e pediu às autoridades por providências e políticas públicas no combate aos crimes de gênero e raça.

A moção 78/2022, de autoria dos vereadores Iduigues Martins (PT), Edson Alexandre (MDB) e Inês Paz (PSOL), lembraram o caso de feminicídio envolvendo uma mulher de 22 anos, encontrada morta no porta-malas de um carro na estrada da Volta Fria na tarde de terça-feira. A vítima estava grávida, e as circunstâncias do crime estão sob investigação.

A moção de repúdio também lembrou o caso da procuradora-geral Gabriela Samadello Monteiro de Barros, da cidade de Registro, que foi agredida pelo também procurador Demétrius Oliveira Macedo. Demétrius atacou a sua superiora hierárquica após a abertura de procedimento administrativo interno para investigar denúncias de assédio feitas contra ele. Embora tenha sido flagrado por filmagens no instante do ataque, Demetrius foi liberado pela autoridade policial local.

Inês Paz abriu as falas sobre a moção ressaltando que o país passa por um grave momento de episódios de violência, e que a falta de políticas públicas do Estado para o combate à criminalidade nestes casos acaba incentivando novos casos. Iduigues lembrou outros momentos de violência no país, como a morte de Genivaldo de Jesus em uma estrada de Sergipe por ação de agentes da Polícia Rodoviária Federal, e os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira, mortos por criminosos ligados ao garimpo e pesca ilegal na Amazônia.

A proposta contou com o amplo apoio dos vereadores, que se colocaram contra o aumento do número de crimes contra mulheres e minorias. Fernanda Moreno (MDB) repudiou a decisão da autoridade policial em liberar o procurador Demetrius por suposta falta de provas, e Johnross Jones Lima (Pode) pediu por mais investimentos por parte do poder público em todas as esferas na educação e conscientização de crianças e jovens para o futuro. "Qual foi o tipo de educação que o homem que matou uma mulher grávida e a escondeu em um carro? Onde ele se perdeu?", questionou.

 

Outros assuntos

A Câmara também aprovou o projeto de Decreto Legislativo de autoria de Pedro Komura (PSDB) para a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para apurar os problemas com o fornecimento de energia para a zona rural da cidade. O grupo deverá se reunir com o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, com grupos de moradores, com a empresa concessionária e a Secretaria de Infraestrutura do município para a solução de problemas.

A Mesa Diretiva da Casa, ao final da sessão, se comprometeu a chamar o comando da Secretaria de Saúde e representantes da Santa Casa de Misericórdia para debater a renovação do contrato de convênio, e possíveis divergências.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News