Julho Amarelo

Especialista destaca sintomas e variantes

Everton Dertonio
17/07/2022 às 06:00
Atualizada em 17/07/2022 às 06:00.
Osvaldo Birke/AIPMI

hepatite - FOTO: Osvaldo Birke/AIPMI

A coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/Hepatites Virais de Suzano, Micheli Aparecida de Santos Rosa, explica os sintomas das hepatites, foco da campanha Julho Amarelo: "As formas A e E, como é uma transmissão por via digestiva, normalmente é uma infecção mais leve, então a pessoa tem sintomas gastrointestinais e é uma infecção que pode até se curar sozinha. As hepatites B e C podem ficar muito tempo assintomáticas, quando sentem são sintomas gastrointestinais, pele amarelada, urina mais escurecida e, algumas pessoas até manifestam a falência do fígado".

Micheli ressaltou os desafios para o diagnóstico precoce. "Muitas vezes a hepatite pode ser assintomática, silenciosa, os sintomas podem aparecer depois de muito tempo, por isso batemos tanto na tecla da prevenção. A pessoa pode ficar muito tempo infectada sem ter conhecimento do diagnóstico, por isso até ofertamos a testagem no Sistema Público de Saúde para hepatites B e C", detalhou.

A especialista destacou a importância do teste rápido, que faz o diagnóstico precoce e que é destinado, prioritariamente, a pessoas acima de 45 anos, dependentes químicos, moradores de rua, gestantes na rotina do pré-natal e parcerias de pessoas que já tenham a hepatite. 

Como forma de prevenção, Micheli orientou o não compartilhamento de objetos cortantes como aparelhos de barbear, removedor de cutículas, entre outros, além do uso de preservativos na relação sexual. Também foi salientado que o Sistema Público de Saúde oferece tratamento para todos os tipos de hepatite. (E.D.)

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News