22
Gaepe

Ações de recomposição são apresentadas em reunião

Encontro destacou as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de neste primeiro semestre

20/07/2022 às 05:30
Atualizada em 20/07/2022 às 09:12.
Divulgação/PMMC

Pauta do encontro também contou com os desafios da educação - FOTO: Divulgação/PMMC

Mogi- O Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação (Gaepe) Mogi destacou em sua reunião mensal realizada anteontem as ações de recomposição de aprendizagem realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes neste primeiro semestre. A pauta do encontro também contou com os desafios da educação em nível nacional e iniciativas dos outros Gaepes, como o de Rondônia.

"Estamos articulando um trabalho de convencimento dos parlamentares para a derrubada do veto que impede a recomposição plena dos recursos da Saúde e Educação", destacou Ismar Cruz, conselheiro do Instituto Articule. A secretária de Educação de Mogi das Cruzes, Patricia Helen Gomes dos Santos também apresentou preocupação sobre o tema. "A situação a nível nacional é muito preocupante, que estas inferências das instituições sejam benéficas, se não quem perde é a criança que está na ponta".

A diretora do Departamento Pedagógico, Elisabete Jacques Urizzi Garcia, falou sobre a frente de trabalho do departamento quanto à recomposição das aprendizagens, relatando as atividades realizadas desde o início deste ano. "Apresentamos uma visão panorâmica para comprovar a tese que avançamos com destaque para os processos avaliativos, como a Sondagem, a E-Aprendi e os resultados preliminares do SAEB". A apresentação foi feita pela técnica do departamento e integrante da equipe de Avaliação, Maria Cristina Marcatti.

Os resultados das avaliações deverão ser mais detalhados na próxima reunião. "É muito bacana perceber que Mogi tem uma sistemática de avaliação e que ela retroalimenta o trabalho junto aos alunos e professores", disse Cruz. Foi deliberado pelos participantes que a pauta de agosto também terá o panorama da aprendizagem das redes estadual e particular.

A reunião abordou ainda o recém-criado Gaepe do Arquipélago do Marajó, que reúne um grupo de municípios dessa região do Pará. Arthur Balbani, associado efetivo do Instituto Articule, apresentou pontos que estão em discussão no GAEPE Rondônia: a falta de professores, a recuperação de aprendizagem, a divulgação e boas práticas e a judicialização da Educação.

Patricia Helen ressaltou a importância do diálogo entre os poderes. "Conseguimos um avanço positivo nesse sentido, é necessário que os diferentes poderes sentem e conversem. Assim, avançamos para um ponto adequado de atendimento e de entendimento de que precisamos andar juntos para atender a criança e a comunidade". A próxima reunião do GaepeMogi será no dia 15 de agosto.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News