22
Saúde

Quimioterapia no AME de Mogi começa no próximo mês

Confirmação foi feita pelo governador Rodrigo Garcia em visita ao equipamento de saúde na tarde de ontem

André Diniz
21/07/2022 às 07:00
Atualizada em 21/07/2022 às 07:00.
Divulgação/Governo do Estado

Governador visitou o local ontem, acompanhado pelo prefeito Caio Cunha - FOTO: Divulgação/Governo do Estado

Mogi - O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mogi das Cruzes passará a atender no mês de agosto a pacientes com câncer para sessões de quimioterapia, como já havia o adiantado o Mogi News/Dat. O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), durante visita ao local no final da manhã de ontem.

O governador, acompanhado do prefeito Caio Cunha (Pode) e de outros prefeitos e vereadores de cidades da região, conheceu as dependências do ambulatório que realiza consultas, exames e pequenas cirurgias. Ao final, Garcia visitou as obras da nova ala que ficará responsável pela realização dos procedimentos de quimioterapia.

Segundo o governador, a partir de 1º de agosto o AME de Mogi das Cruzes, juntamente com o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, será credenciado para a realização das sessões de tratamento contra o câncer.

"O AME tem um atendimento regional e faz o diagnóstico para o câncer no Alto Tietê. Com isso, ampliamos a oferta de quimioterapia, e a população que sofre e precisa passa a ter mais acesso", explicou.

Questionado sobre a expansão da oferta de vagas para quimioterapia, o governador explicou que a oferta de exames será implantada em etapas, em caráter progressivo até o final do ano, para que o equipamento tenha a capacidade de realizar 600 atendimentos por mês aos pacientes oncológicos: "Vamos ampliar ao longo dos próximos quatro meses".

O AME de Mogi registrou no primeiro semestre 17,5 mil consultas médicas, 612 cirurgias médicas maiores e 889 de menor porte.

 

PS e Maternidade

O governador também foi questionado sobre outros temas envolvendo a área da saúde pública em Mogi e na região, como a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo. Garcia declarou que o processo de reorganização do sistema estadual para o pós-pandemia definiu como prioridade aumentar a oferta de leitos de internação e de especialistas, reduzindo a fila de espera por transferências na atenção básica.

"Estamos estudando formas de desafogar as UBSs (Unidades Básicos de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos municípios que, por não ter leitos disponíveis, acabam tendo problemas. Queremos aumentar a oferta de leitos de internação no Alto Tietê para não termos cenas de superlotação e não é um novo Pronto-Socorro que pode resolver. Queremos olhar como rede para a região".

Sobre os mutirões de cirurgias no Hospital das Clínicas de Suzano para reduzir a demanda criada durante a pandemia de Covid-19, Garcia disse que o esforço é para quitar a fila de espera de cirurgias para a abertura em 2023 como um hospital regional com leitos.

Acerca dos esforços conjuntos com a Prefeitura para a compra dos equipamentos para a Maternidade Municipal, Garcia reiterou que a transferência de recursos ao município já foi realizada e a compra deve ser concluída ainda neste ano, e que acredita que no fim do ano será anunciado o convênio para o aporte financeiro da nova unidade hospitalar.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News