22
Primeiro semestre

Guarda Ambiental realiza mais de 250 operações

21/07/2022 às 05:30
Atualizada em 21/07/2022 às 07:07.
Dayane Oliveira/prefeitura de Itaquá

Guarda Ambiental Itaquaquecetuba - FOTO: Dayane Oliveira/prefeitura de Itaquá

Itaquá- A Guarda Ambiental realizou 252 ocorrências ambientais no primeiro semestre deste ano. Descarte irregular de inertes (45), resgate de animais (80) e movimentação irregular de terra (12) tiveram maiores incidências.

Com o patrulhamento preventivo e a entrega de seis ecopontos na cidade, a abordagem dos agentes em casos de flagrante de descarte irregular permite que o infrator seja conduzido ao local mais próximo para dar o destino correto aos materiais. Os ecopontos recebem móveis desmontados, madeiras, recicláveis, resíduos da construção civil e lâmpadas.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, o trabalho preventivo tem se mostrado positivo. "Quem comete esses crimes contra o meio ambiente fica apreensivo quando avista a viatura com frequência e isso tem diminuído a incidência."

Em janeiro, 23 animais foram resgatados, o maior número de ocorrências do tipo no semestre. Depois do resgate, os bichos recebem um cuidado emergencial, quando necessário, e são encaminhados ao Parque Ecológico do Tietê, na capital paulista, para o atendimento complementar.

O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, João Carlos Navarro, reforça que o cuidado vai além do resgate. "Examinamos o animal recolhido, mas se houver necessidade de cuidados mais específicos, encaminhamos para o Tietê. Assim que recuperado, são soltos na natureza ou encaminhamos para um local seguro."

Só em junho, dois autos de infração de crime ambiental somaram R$ 29.412,40 em multa. "Não podemos permitir a destruição de áreas verdes, a contaminação da água e a extinção de espécies. Se faz necessária posturas adequadas quanto à importância da preservação e manutenção do habitat natural", destacou o prefeito Eduardo Boigues (PP).

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News