22
Emprego

Região contrata quase 2 mil pessoas pelo Bolsa Trabalho

Maior parte das cidades consultadas tiveram boa adesão dos convocados ao programa do governo do Estado

Raissa Sandara
24/07/2022 às 06:00
Atualizada em 24/07/2022 às 06:00.
Dayane Oliveira/Divulgação

Itaquaquecetuba assinou mais de 400 selecionados e abriu mais 80 bolsas - FOTO: Dayane Oliveira/Divulgação

Região - O Bolsa Trabalho já contratou 1.912 trabalhadores em seis cidades da região, de acordo com levantamento da reportagem do Mogi News/DAT. Os resultados do projeto variam de acordo com o município. Enquanto em algumas cidades, como Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Arujá e Mogi das Cruzes, 88% a 73% dos candidatos foram contratados; em Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel o índice foi abaixo de 50%.

Desenvolvido pelo governo do Estado, o Bolsa Trabalho oferece qualificação profissional, experiência e renda para pessoas desempregadas em situação de vulnerabilidade. Integrando o programa Bolsa do Povo, desde maio de 2021, a iniciativa garante: ocupação profissional por cinco meses em órgãos públicos estaduais ou municipais, com carga horária de 4 horas diárias, cinco dias por semana; bolsa-auxílio mensal de R$ 540, e qualificação profissional de 80 horas pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Região

A cidade recebeu 500 vagas para o Bolsa Trabalho no último edital em junho, tendo efetivado o contrato de 440 pessoas que "já estão trabalhando", segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ou seja, 88% dos convocados. As inscrições para mais 80 vagas terminaram na terça-feira e o chamamento deve ocorrer na próxima semana.

O programa em Poá ofereceu até terça-feira 20 vagas, além das 200 disponíveis inicialmente. A Prefeitura aguarda a lista de selecionados do governo para iniciar o chamamento dos candidatos, de acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio. Das vagas iniciais, 170 pessoas foram selecionadas, o que representa 85% do total.

Em Suzano foram ofertadas 400 vagas, segundo a Prefeitura, das quais 325 foram preenchidas, o que representa 81% dos convocados. A Prefeitura já realizou novo chamamento para as vagas remanescentes e aguarda o preenchimento. Caso os convocados não efetivem a inscrição, a prefeitura pretende fazer novas chamadas.

Na atual fase, foram disponibilizadas 60 vagas em Arujá. No edital anterior, entre as vagas de capacitação e trabalho, segundo a Prefeitura, foram 258 oportunidades, sendo que 198 contratos já foram assinados, ou seja, 76% dos convocados.

Já Mogi ofertou no último edital para a terceira turma do programa 80 oportunidades de trabalho, e destes 73 contratos foram assinados. Nas fases anteriores, a cidade recebeu um total de 200 postos de trabalho, com média de 70% de contratações. Os trabalhadores de Mogi contam ainda com o Mogi Conecta, que encaminha a vagas de trabalho e orienta sobre empreendedorismo. Segundo a Prefeitura, 40 vagas serão abertas para a nova fase do programa.

Ferraz disponibilizou 1.100 postos pelo programa, destes 502 contratos foram efetivados, ou seja, 45% dos convocados. Na última fase foram ofertadas 100 vagas.

Santa Isabel, por sua vez, ofertou 200 oportunidades, porém, há 71 bolsistas ativos. Mais informações sobre Bolsa Trabalho pelo site bolsadopovo.sp.gov.br.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News