22
Volta às aulas

Alunos da rede estadual terão reforço e acolhimento

Atividades fazem parte de um conjunto de medidas para mitigar as perdas educacionais causadas pela pandemia

28/07/2022 às 05:30
Atualizada em 28/07/2022 às 06:15.
 7/7/2016/Gabriel Jabur/Ag..ncia Bras..lia

Escola Estadual - FOTO: 7/7/2016/Gabriel Jabur/Ag..ncia Bras..lia

Na primeira semana de volta às aulas, que teve início ontem, os estudantes da rede estadual de ensino passarão por um processo de acolhimento e readaptação ao ambiente escolar. A Secretaria de Estado da Educação programou ações de integração, inclusão e colaboração focadas nas competências sociemocionais, nos sonhos e projetos de vida dos estudantes. Em todo o Estado são mais de 3,5 milhões de estudantes. 

Após esse período, terão início as atividades de Recomposição das Aprendizagens, com foco no reforço e revisão do conteúdo ministrado ao longo do primeiro semestre a partir de novas abordagens e vivências, de forma que os estudantes possam suprir as eventuais dificuldades de aprendizado. A estratégia foi traçada a partir das evidências identificadas durante as atividades dos respectivos conselhos e no replanejamento para o segundo semestre letivo, nos quais foi identificado que ainda há o que avançar para mitigar as perdas educacionais causadas pela pandemia.

Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apontam que a educação brasileira é a segunda mais afetada na América Latina pela pandemia, atrás somente do México. Diante disso, o Estado de São Paulo, desde 2020, tem envidado todos os esforços para identificar habilidades essenciais que precisam ser fortalecidas pelos estudantes nesse período.

"A volta às aulas é um momento estratégico para desenvolver atividades de recomposição das aprendizagens com foco no acolhimento, recuperação, reforço e aprofundamento das habilidades essenciais, priorizadas para permitir que o estudante continue avançando. Essa é uma oportunidade para que o estudante possa aprimorar as aptidões desenvolvidas ao longo do curso", afirma a coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Estadual da Educação, Viviane Cardoso.

A proposta é que a primeira quinzena de agosto seja exclusivamente dedicada ao Período de Recomposição das Aprendizagens, mas as unidades que sentirem necessidade, a partir do que for identificado pelos professores em sala de aula, poderão prorrogar as atividades até o final do mês. Para apoiar os professores a identificarem as habilidades que precisam ser retomadas, as avaliações continuarão abertas ao longo de todo o mês e como estratégia metodológica as escolas poderão agrupar os estudantes de diferentes idades conforme nível de conhecimento já adquirido e faixa etária, valendo-se do exemplo do Aprender Juntos, programa já em andamento na rede.

 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News