22
Habitação

Prefeitura de Mogi lança novo cadastro para a habitação

Iniciativa faz parte do programa "Mogi Meu Lar", voltado à demanda por moradia e regularização fundiária

André Diniz
30/07/2022 às 06:00
Atualizada em 30/07/2022 às 06:00.
André Diniz

Prefeita Priscila Yamagami assina decreto que institui novo Cadastro Habitacional - FOTO: André Diniz

Mogi - A prefeita em exercício, Priscila Yamagami Kehler (Pode), assinou no final da manhã de ontem o decreto municipal que institui a criação do novo cadastro habitacional da cidade. O cadastro faz parte do programa "Mogi Meu Lar", voltado à moradia e regularização fundiária. A assinatura do decreto contou com a presença do coordenador de Habitação do município, Rogério Dirks Lessa.

A prefeita em exercício reafirmou que o "Mogi Meu Lar" será um programa permanente da administração pública, que terá foco em outros dois eixos: a regularização fundiária e a melhoria das comunidades, como o programa "Viver Melhor", de responsabilidade do governo do Estado, que atua em 750 moradias regularizadas em três bairros, incluindo o distrito de Jundiapeba.

O coordenador de habitação reforçou diversos pontos de cooperação com as esferas estadual e federal para o processo de regularização fundiária, onde na primeira metade da atual gestão foi feito 25% de todas as regularizações dos últimos anos - incluindo pontos como a Vila Estação e a primeira fase da Chácara Santo Ângelo.

"O novo cadastro que estamos abrindo tem como principal objetivo saber a situação do déficit habitacional. Assim, conseguimos direcionar os recursos de uma maneira mais eficiente, com indicadores atualizados que permitirão decisões melhores", afirmou a prefeita.

Na apresentação, Lessa apontou que, diferentemente do cadastro anterior do Minha Casa Minha Vida, ele será em caráter permanente, no formato virtual, a partir de computadores, telefones celulares ou tablets ligados à internet. O programa receberá inscrições de pessoas com mais de 18 anos, que morem há mais de três anos no município, e que não possuam residência própria ou que não tenham sido contempladas em programas habitacionais.

Os interessados deverão encaminhar em um formulário virtual seus dados pessoais, a renda mensal, número de pessoas que moram em sua residência e se participam de outros programas sociais do município, do Estado ou da União. O banco de dados poderá ser enviado para a organização de futuros programas habitacionais.

O coordenador ressaltou que o novo cadastro habitacional funcionará exclusivamente como um banco de dados e não irá se tratar de uma "fila", como ocorrido em outras ocasiões. A prefeita afirmou que os últimos dados referentes à demanda por moradia são de 2009, com o programa "Minha Casa Minha Vida", com estimativa de 30 mil prontuários, e que as pessoas que se inscreveram na época e não foram contempladas deverão refazer o cadastro para poder participar de novos bancos.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura declarou que estuda uma ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social para realizar, num momento posterior, a busca ativa de famílias em situação de vulnerabilidade para o novo cadastro habitacional.

O cadastro do programa habitacional "Mogi Meu Lar" estará disponível nos próximos dias no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/).

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News