22
Segurança

Coordenador da Defesa Civil se reúne com equipes locais

Encontro em Mogi, promovido pelo Condemat, teve prestação de contas e pedidos locais para prevenção

André Diniz
30/07/2022 às 06:00
Atualizada em 30/07/2022 às 06:00.
André Diniz

Coronel Hengel Pereira falou com coordenadores da Defesa Civil da região - FOTO: André Diniz

Mogi - A Escola de Governo de Mogi das Cruzes recebeu na manhã de ontem o encontro de coordenadores e agentes da Defesa Civil das cidades do Alto Tietê, integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com o chefe da Casa Militar do Estado de São Paulo, o coronel Hengel Ricardo Pereira.

O encontro foi mediado pelo vice-presidente do consórcio, o prefeito de Salesópolis Vanderlon Gomes (PL) e pelo prefeito de Santa Isabel, Carlos Chinchilla (UB). Compareceram os coordenadores de Defesa Civil das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

O encontro "Defesa Civil na Área" teve como principais metas a troca de experiências entre os coordenadores das cidades da região na atuação em casos de desastres naturais, a contextualização da situação das equipes na região, e a prestação de contas do governo do Estado. Segundo o coronel Hengel, este é o primeiro de uma série de compromissos com as Defesas Civis de outras regiões do Estado.

O prefeito de Salesópolis abriu os trabalhos falando dos últimos três anos, com os investimentos na região de mais de R$ 6 milhões, sendo destes R$ 3,8 milhões em obras emergenciais nas cidades de Salesópolis em 2019 e em Santa Isabel neste ano. Vanderlon lembrou das 22 viaturas repassadas às cidades, e dos mais de 300 equipamentos para os grupos da Defesa Civil, ressaltando a necessidade de tomar ações preventivas durante os meses de estiagem, antes da temporada de chuvas entre novembro e março.

Carlos Chinchilla agradeceu pelo apoio da Defesa Civil para Santa Isabel durante as chuvas fortes do começo do ano, e com o investimento em obras emergenciais que permitiram a reconstrução de pontes, reforçando a importância do investimento na prevenção em áreas de risco. O prefeito também elogiou o uso de ferramentas como os sistemas de alerta por aplicativo e mensagens SMS, que evitaram vítimas fatais na cidade.

"Procuramos o governo federal por ajuda, e recebemos apenas 30 coletes para a Defesa Civil. Já o governo estadual nos enviou desde o primeiro momento caminhões com água potável, mantimentos, produtos de limpeza, e ajudaram com os investimentos sem a burocracia", lembrou.

O coronel Hengel abriu sua fala ressaltando a importância do trabalho da Defesa Civil na defesa da vida, e a necessidade de avanços para a cobertura em todos os municípios, independentemente de seu tamanho ou população. Reforçou a importância no investimento no alerta prévio com o uso da alta tecnologia, com base no modelo usado no Japão, e a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News