22
Conscientização

Cidades promovem atividades especiais para o Agosto Lilás

Campanha ao longo de agosto busca atuar na conscientização e no combate à violência contra a mulher

Gabriel Vicco Amaral*
06/08/2022 às 06:00
Atualizada em 06/08/2022 às 06:00.
Dayane Oliveira/Prefeitura de Itaquaquecetuba

Itaquaquecetuba terá ações durante todo o mês - FOTO: Dayane Oliveira/Prefeitura de Itaquaquecetuba

O oitavo mês do ano marca a conscientização e o combate à violência contra a mulher, na campanha Agosto Lilás. O mês foi escolhido por conta da Lei Maria da Penha, que foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006. Já a cor foi selecionada por significar respeito e dignidade. Visando essa conscientização, cidades do Alto Tietê fazem campanhas e ações especiais no Agosto Lilás, celebrando os 16 anos da legislação completados hoje.

A cidade de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres, iniciou uma série de ações que vão se estender por todo o mês. A abertura se deu com uma capacitação para a Guarda Civil Municipal sobre o atendimento às vítimas, que seguirá nos dias 8, 9 e 16 de agosto, às 8 horas.

Na próxima quarta-feira, às 10 horas, será realizada outra ação do Núcleo de Atenção à Mulher na Educação para as escolas estaduais, e na sexta-feira, no mesmo horário, acontece o Dia D pelo fim da violência contra a mulher. Também na programação está mais uma edição da Feira da Mulher Empreendedora, nos dias 12 e 13.

No dia 27, o Governo Itinerante de Itaquá vai promover a ação Quebrando o Silêncio, das 9 às 12 horas, e no dia seguinte, haverá uma apresentação na Ong Luz e Vida. Bares e comércios vão receber uma ação de conscientização no dia 29, às 14 horas. O encerramento do Agosto Lilás na cidade será no dia 31, às 10 horas, com uma reunião da Defensoria para a rede de enfrentamento de violência contra a mulher.

A Prefeitura de Poá informou que, na próxima sexta-feira, às 14 horas, no Teatro Municipal Turíbio Ruiz, ocorrerá o evento "Avanços e Perspectivas", que será aberto ao público e contará com palestra da Coordenação da Patrulha Maria da Penha de Poá. Santa Isabel também terá uma palestra, no dia 31, às 14 horas, com o tema "Enfrentamento à violência contra a mulher", no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ministrada pela advogada Fabiana da Cunha Fernandes da Costa.

Mogi das Cruzes não terá ações especiais com foco na data, porém, a Prefeitura ressaltou as atividades permanentes da cidade contra a violência doméstica, como a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, que oferece acompanhamento preventivo e periódico para garantir proteção às mulheres em situação de violência que possuem medidas protetivas de urgência expedidas com base na Lei Maria da Penha.

Suzano 

A 10ª edição do curso de Promotoras Legais Populares de Suzano iniciou na última terça-feira a programação especial do "Agosto Lilás". Em cinco aulas, as participantes vão debater o tema da violência doméstica com profissionais especializados. O curso promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) conta com um novo vídeo toda terça-feira no canal do Youtube "TV Prefeitura de Suzano" (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

De acordo com a coordenadora do curso, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, o entendimento aprofundado da legislação é de grande importância para a formação das promotoras legais. Além da primeira aula sobre a aplicação da lei, as participantes terão aulas sobre a vida de Maria da Penha; a atuação da Patrulha Maria da Penha em Suzano; o trabalho da Delegacia da Mulher e da Sala Rosa; e feminicídio, com uma pesquisa da Agência Patrícia Galvão.

*Texto supervisionado pelo editor. 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News