Última rodada amanhã tem atrativos distintos

Título pode ser definido no estádio do Morumbi com uma vitória do Flamengo
Título pode ser definido no estádio do Morumbi com uma vitória do Flamengo - FOTO: saopaulofc.net

Após a disputa de 370 jogos, o Campeonato Brasileiro da temporada 2020 chega amanhã ao seu ápice, com a disputa da 38ª rodada, a última. Com as dez partidas para as 21h30, a jornada servirá para definir o campeão nacional, além de colocar em disputa a última vaga na fase de grupos da Copa Libertadores, o último lugar na Copa Sul-Americana e sacramentar o quarto rebaixamento.

Além disso, uma quinta vaga na fase de grupos da Libertadores pode ser encaminhada, mas dependerá do resultado da decisão da Copa do Brasil. E dos dez compromissos, apenas três terão caráter amistoso: Atlético-MG x Palmeiras, Ceará x Botafogo e Atlético-GO x Coritiba.

As maiores atenções estarão, evidentemente, concentradas em Flamengo e Internacional. O time carioca é o líder do Brasileirão com 71 pontos e será campeão caso vença o São Paulo no Morumbi. Mas ainda pode ser ultrapassado pelo Inter, com 69, e que receberá o Corinthians no Beira-Rio.

O duelo entre Flamengo e São Paulo também será decisivo para definir o último garantido na fase de grupos da Copa Libertadores. Após ser surpreendido pelo Botafogo, o time paulista soma 63 pontos, segue em quarto lugar e precisa da vitória para ficar com a quarta vaga. Se perder ou empatar, poderá ser superado pelo Fluminense (61), que receberá o Fortaleza no Rio.

Já a sexta vaga na Sul-Americana distribuída pelo Brasileirão será uma disputa entre clubes do Nordeste: Sport (42 pontos e 12 vitórias), Bahia (41 pontos e 11 vitórias) e Fortaleza (41 pontos e dez vitórias). Eles enfrentarão Athletico-PR, Santos e Flu, com só o tricolor baiano sendo mandante.

Na briga contra o rebaixamento, a disputa é praticamente protocolar. O Fortaleza, com 41 pontos e saldo negativo de oito gols, tentará evitar uma tragédia e confirmar a queda do Vasco, com 38 e -20 de saldo. O time carioca terá pela frente o Goiás.

A formação do G5 só será possível saber após a disputa da decisão da Copa do Brasil - o jogo de volta foi agendado para 7 de março. Vale lembrar que a CBF também distribui premiação no Brasileirão de acordo com a posição final. Assim, ainda que não pela busca de uma taça, uma vaga em torneio continental ou para evitar o rebaixamento, haverá ao menos uma motivação financeira para a maior parte dos envolvidos nos confrontos marcados para amanhã.

Deixe uma resposta

Comentários