22
Suzano

Prefeito oficializa o tombamento da Academia de Judô Terazaki

Primeiro espaço para a prática de judô no Brasil também passará por completo restauro arquitetônico em seu estado original

Portal News
01/08/2022 às 16:54
Atualizada em 01/08/2022 às 16:54.
Wanderley Costa/Secop Suzano

Segundo o prefeito de Suzano, a empresa Komatsu se credenciou como a primeira empresa a patrocinar o restauro da Academia de Judô Terazaki - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, oficializou na noite da última quinta-feira o tombamento da Academia de Judô Terazaki, localizada na rua Tokuzo Terazaki, 25, no bairro Vila Urupês. A partir desta ação, a Prefeitura de Suzano irá promover a restauração do prédio em seu estado original e a previsão é que o espaço possa estar pronto em abril do ano que vem, na comemoração dos 74 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Além da prática de judô, quando estiver revitalizado, o edifício também terá um espaço dedicado à memória de Suzano, além de atividades culturais e esportivas que serão oferecidas à população.

A sugestão de tombamento foi aprovada de forma unânime pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Suzano (Compac), órgão da Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma solicitação da arquiteta Beatriz Gouvêa Burgo, no dia 7 de junho, visando o estudo de tombamento da Academia de Judô Terazaki.

A partir deste tombamento, o desafio agora será devolver ao primeiro espaço para a prática de judô no Brasil à sua glória original, para tanto, um estudo feito para levantar o investimento para promover as ações necessárias que preservaram as características do prédio estimou um orçamento em R$ 767.323,76.

A captação desse volume poderá ocorrer por meio de emendas parlamentares, doação direta de pessoas ou empresas e leis de incentivo. A primeira doação para o pontapé das obras foi feita pela empresa Komatsu do Brasil, por meio do seu presidente Norikazu Nakagawa.

No momento em que foi chamado para fazer o uso da palavra, o prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou a importância da noite do dia 28 de julho de 2022. “Esta é uma noite histórica para Suzano e quero agradecer a todos que trabalharam para que pudéssemos chegar até aqui. Todos sabem da história do Terezaki e tão importante quanto as obras novas é poder resgatar nosso passado e, quis o destino que no ano do centenário da imigração japonesa em Suzano somado aos 50 anos de irmandade com a cidade de Komatsu, esse tombamento estivesse ligado à cultura japonesa. Nossa ideia é que o restauro seja finalizado em abril do ano que vem, para o aniversário da cidade”, afirmou o prefeito.

Também chamada ao palco, a arquiteta que sugeriu o tombamento discursou sobre o projeto. “Eu descobri por meio de pesquisas que aqui foi a primeira academia de judô do Brasil e me espantei, mas frequentando este local percebi o carinho que as pessoas têm por este espaço. Comecei a articular com o prefeito Rodrigo (Ashiuchi), que sempre me recebeu muito bem, e hoje é um dia de comemoração para todos nós".

Academia Terazaki

A Terazaki foi a primeira academia de judô instalada no Brasil após seu idealizador, Tokuzo Terazaki, imigrar do Japão, em 1929, com destino à capital do Pará, Belém, porém, em 1933, Terazaki chega a Suzano após convite de Katsutoshi Naito, também praticante de judô e que conheceu na Academia Kodokan em Tóquio.

Em 1957, a Academia Terazaki recebe o primeiro campeonato de judô da América Latina, se tornando o grande palco da modalidade no continente. Para além da academia, Tokuzo Terazaki ainda foi vice-presidente da Associação de Faixas Pretas no Brasil, organizou a Federação Nacional de Judô e introduziu a modalidade no Exército e Polícia Militar.

Terazaki faleceu em 1975 em razão de complicações decorrentes de uma gastrite.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News