Longevidade

Cartilha deve ajudar a combater abusos

Na última quinta-feira, foram lançadas pelo órgão em São Paulo cartilhas e serviços, com foco também racial e em diversidade, entre outras inovações

27/03/2022 às 05:30
Atualizada em 27/03/2022 às 08:32.
Divulgação/Procon

Walter Feldman destacou em sua apresentação a discriminação sofrida pelo segmento - FOTO: Divulgação/Procon

Entre as cartilhas lançadas nesta semana pelo Procon-SP, uma delas tem como foco a Longevidade. O evento de lançamento aconteceu na última quinta-feira, no Memorial da América Latina, em São Paulo, incluindo também as cartilhas Procon-SP Racial e Diversidade e os Selos Eficiência e Empresa Verificada. Também foram entregues, de forma simbólica, chaves de viaturas a Procons de cidades do interior do Estado.

Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, conduziu todo o evento e destacou os lançamentos como as mais recentes inovações do Procon-SP. O Procon Longevidade é representado por Walter Feldman, também presidente da Longevidade Expo Fórum, feira do segmento, que este ano será no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa.

A cartilha Longevidade deve estar disponível nesta semana. De acordo com o Procon-SP, a publicação aborda os abusos sofridos pelos idosos tais como: empréstimos não solicitados cujos débitos aparecem em sua aposentadoria; troca de cartão nas agências por pessoas que se aproximam no caixa para "auxiliar"; venda de produtos ou serviços por meio de ligações telefônicas dentre outras situações que podem ser denunciadas que ocorrem contra aqueles que são considerados hipervulneráveis.

Na imagem da apresentação de Feldman no evento, destaque para a frase: "Respeito não tem idade. A verdadeira cidadania está no respeito aos longevos". Feldman é médico e atuou na gestão pública e teve sete mandatos no Legislativo municipal, estadual e federal.

O responsável pelo Procon Longevidade ressaltou que não há preparo para a uma vida longeva, o que pode ser feito, por exemplo, com investimentos em atividade física, alimentação adequada e qualidade de vida relacional e comunitária. "Este também é um segmento discriminado, as empresas precisam se atentar aos longevos porque todos nós seremos longevos um dia", salientou.

Para Feldman, é preciso mais espaços e ações que se adequem às pessoas longevas, seguindo o exemplo do Procon Longevidade e indo além de um caráter apenas assistencial. Em 1999, de acordo com ele, a Organização Mundial de Saúde (OMS), considerou a longevidade a maior conquista da humanidade. E é preciso que todos percebam que há na longevidade uma vida ativa, criativa, saudável e esperançosa.

Raça e diversidade

Destaque também para cartilha do Procon-SP Racial que tem como objetivo fortalecer ações de prevenção da discriminação por motivo racial nas relações de consumo. O material Diversidade trata das discriminações contra pessoas devido sua orientação sexual ou identidade de gênero. Mais informações sobre as publicações no site do Procon-SP - https://www.procon.sp.gov.br/.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News