Trabalho Social

Teatro é destaque entre as atividades do Sesc

Programação da unidade para este mês e o início de maio inclui também dança e atividades físicas e esportivas

Portal News
17/04/2022 às 07:38
Atualizada em 17/04/2022 às 07:38.
Divulgação

Trabalho de Carla e suas alunas é desenvolvido com tecido, bastão e bolinha - FOTO: Divulgação

O Sesc Mogi das Cruzes tem uma programação especial voltada para pessoas idosas. Mensalmente, pelo Trabalho Social com o Idoso (TSI), há encontros que valorizam a opinião e o pensamento crítico, assim como atividades que contemplam as áreas do corpo, das artes e a socialização. Destaque para os "Jogos teatrais: Brasilidades, corpo e memória", atividade oferecida pela atriz, professora e diretora de teatro, Carla Hossri. Ela é formada em artes cênicas pela Unicamp, pesquisadora e educadora física.

A partir de uma postagem de chamamento para oficinas para pessoas idosas, Carla decidiu oferecer uma atividade inspirada em sua experiência com teatro para pessoas 50+, em Campinas, no interior do Estado. As aulas hoje acontecem nas unidades de Mogi das Cruzes, Taubaté e São José dos Campos. No projeto, a professora aborda conceitos da Semana de Arte Moderna, que este ano completou cem anos, com um olhar novo para a arte, sem imitação.

A turma era para dez pessoas, e hoje tem uma aluna a mais. Todas são mulheres, com uma média de idade de 66 anos. Os encontros são semanais e oito deles já foram realizados, faltam três. “É uma turma muito aberta, inteligente, receptiva, ousada. Tudo que proponho elas fazem”, conta Carla.

O trabalho é feito com bastão e bolinhas, utilizados em trabalho corporal, criação de ações físicas, e a síntese da memória dessas ações. A ideia de Carla é fechar as atividades com uma cena de 5 a 6 minutos para que as alunas possam concretizar o que aprenderam e vivenciaram.

Outras atividades

A programação do Sesc Mogi inclui também a dança circular, ministrada por Eliete Ramos, até 26 de abril. A atividade gratuita é uma forma de dança coletiva que visa a integração em grupo e o fortalecimento de valores como empatia, bem-estar e liberdade. Nas terças e quintas-feiras, até 28 de abril, das 16h30 às 17h30, sem necessidade de inscrição prévia, educadores promovem atividades físicas e esportivas. A prática em grupo engloba diferentes tipos de ginástica (ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim), manifestações da cultura popular (dança, jogos e circo) e do esporte.

O Sesc também convida a observar a diversidade e contrastes presentes em Mogi com a atividade "Veredas Urbanas". Realizada de quarta a domingo, das 16 às 17 horas, é preciso agendamento pelo aplicativo Credencial SescSP. Venha descobrir quais são as histórias por trás das árvores que encontramos no Sesc Mogi das Cruzes e em volta dele? e que tal percorrer as áreas verdes do Sesc e conhecer mais sobre estas espécies? O passeio é guiado com mediação de agente de educação ambiental.

Nos domingos, das 10 às 11 horas, até 24 de abril, acontece a "Vivência de Yoga Ancestral Tibetano", com a Noemi Shigetomi, professora de Yoga Tibetano e artista plástica. O Yoga Tibetano Terapêutico ou Lu Jong (que significa a transformação da mente através do corpo) tem ênfase em movimentos da coluna vertebral e na respiração e consistem em uma série de exercícios (movimentos) corporais combinados com um ritmo respiratório próprio.

Em maio

O Galpão Multiuso da unidade receberá entre 4 de maio e 29 de junho, a atividade "Alongamento - flexibilidade e relaxamento". As aulas serão nas quartas-feiras, das 17 às 18 horas, com o educador físico Matheus Alves. As vagas limitadas. O objetivo da atividade é aumentar os níveis de flexibilidade e relaxamento dos músculos e, com isso, diminuir os riscos de lesões, melhorar/corrigir a postura corporal e estimular a qualidade dos movimentos nas atividades diárias.

Para participar das atividades é necessária a apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19, com uma dose para as crianças acima de 05 anos, e duas doses ou dose única para os demais acima de 12 anos. O uso de máscara durante a permanência não é mais obrigatório, conforme Decreto Estadual, mas segue recomendado, especialmente nas áreas fechadas ou cobertas. O Sesc Mogi das Cruzes setá localizado na rua Rogerio Tácola, 118, Socorro, e funciona de e terça a sexta, das 13 às 22 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18 horas.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News