Via WhatsApp

Projeto Comprova lança minicurso sobre desinformação

Atividade, conduzida pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, é voltada para maiores de 50 anos

24/04/2022 às 05:30
Atualizada em 24/04/2022 às 08:33.
Divulgação

Minicurso é gratuito e acontece por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp - FOTO: Divulgação

O Projeto Comprova lançou no fim de março a versão em português do MediaWise for Seniors – um programa de educação midiática gratuito desenvolvido para adultos, especialmente os maiores de 50 anos. A atividade ocorre pela iniciativa de educação midiática digital voltada às redes sociais MediaWise, da organização sem fins lucrativos Poynter Institute. O minicurso pelo aplicativo de mensagens WhatsApp foi criado para ajudar as pessoas nessa faixa etária a distinguir fatos de boatos e a lidar com a desinformação compartilhada nas redes sociais. 

O curso é gratuito e qualquer pessoa que tenha uma conta no WhatsApp pode participar. As inscrições podem ser feitas pelo site do Comprova (https://projetocomprova.com.br/) a qualquer momento, pelos próximos 12 meses. A partir da inscrição, e pelos 10 dias seguintes, os participantes recebem vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos. 

As aulas são conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. O conteúdo foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova e é distribuído por WhatsApp a partir da plataforma Arist. Nos Estados Unidos, uma versão do curso foi conduzida por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do Good Morning America, da rede ABC.

Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, o minicurso pretende ajuda esse público a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinar a buscar fontes confiáveis e orientar os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos. 

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade. A desinformação, segundo ela, é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Já Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise, pontua que o programa já teve versões em espanhol, inglês e francês. O minicurso é apoiado pela Meta. Mais detalhes no site projetocombrova.com.br/minicurso.

Projeto Comprova

O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos, criada em 2018, que reúne jornalistas de 40 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens. O Comprova é liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e financiado por Meta Journalism Project e Google News Initiative.

MediaWise

MediaWise é uma iniciativa de alfabetização em mídia digital do Poynter Institute, dedicado à educação jornalística, também iniciada em 2018, para capacitar os cidadãos a encontrar fontes confiáveis e lidar com a grande quantidade de informações ao seu alcance. É uma organização apartidária e sem fins lucrativos que opera em cinco países, fornecendo instrumentos para que todos possam fazer sua parte para reduzir o compartilhamento de desinformação e valorizar a verdade.

O Poynter Institute for Media Studies tem professores que promovem seminários e oficinas na sede do instituto em São Petersburgo, Flórida (Estados Unidos), e em redações, conferências e organizações ao redor do mundo. Saiba mais em poynter.org.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News