Eleições 2022

Participação de eleitores com mais 70 anos é exercício de cidadania

Mesmo não sendo obrigatório, especialistas ressaltam a importância de exercer a cidadania nas urnas

Katia Brito
01/05/2022 às 05:30
Atualizada em 01/05/2022 às 08:51.
 José Cruz/Agência Brasil

Número de idosos com 70 anos ou mais que vão às urnas vêm aumentando - FOTO: José Cruz/Agência Brasil

A participação dos eleitores com 70 anos ou mais, embora não seja obrigatória, vem crescendo nas últimas votações. Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes, Juraci Fernandes de Almeida, esta é uma boa notícia. "Muitos idosos fazem questão de votar, e pudemos observar isso nas últimas eleições, onde mesmo não sendo obrigados por já terem completado 70 anos, estavam lá exercendo a sua cidadania", destacou.

A recomendação de Juraci, que também é coordenadora da Universidade Aberta à Integração (Unai), é para que o idoso não abra mão desse direito: "Voto é poder, portanto, ao deixar de votar o idoso diminui potencialmente seu peso político. O voto do cidadão idoso, em especial daqueles que não têm mais a obrigação do voto, expressa para toda a sociedade a busca de continuar sendo ativo, útil, autor de mudanças e acima de tudo formador da sua própria soberania", salientou.

Para Afonso Pola, sociólogo e professor, "nunca é demais afirmar que, a participação consciente das pessoas no processo eleitoral é de fundamental importância para o fortalecimento da democracia". O eleitor maior de 70 anos, ao exercer o direito ao voto, segundo ele, contribui para transformar o cenário político, social e econômico do Brasil. "O voto do idoso é fundamental para eleger representantes que demonstrem preocupação e compromisso com políticas públicas voltadas para esse segmento", afirmou.

Um alerta importante do professor é sobre as fake news. É fundamental checar todo o conteúdo antes de compartilhar. "Como esse segmento tem menor familiaridade com a internet e as redes sociais, são mais suscetíveis às famosas fake news. Eles recebem informações falsas e acabam compartilhando sem a devida checagem. Se está nas redes sociais, eles geralmente acreditam. Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Princeton e da Universidade de Nova York, ambas nos EUA, confirma essa impressão", destacou.

Pola avaliou ainda que apesar do número ainda ser pequeno, a quantidade de candidatos que apresentam propostas voltadas para esse segmento aumenta a cada eleição. Quanto maior for a participação dos eleitores com mais de 70 anos, de acordo com o sociólogo, maior será a visibilidade das demandas.

O analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Diogo Crunivel, disse que o aumento ocorre em razão da inversão da pirâmide etária do país. Em 2020, eles representaram 9,13% do eleitorado, e em 2018, 8,16%. Pola ressaltou o envelhecimento da população, resultado da combinação entre a queda na taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida. 

Regularização

Quem deseja votar nas eleições de outubro, que vai definir o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais, deve verificar no aplicativo e-Título ou no site do TSE (https://www.tse.jus.br/) se há alguma pendência. É possível regularizar a situação até a próxima quarta-feira, dia 4 de maio.

O analista do TSE frisou que a biometria está suspensa, e quem não fez o cadastro biométrico, não tem o título cancelado, como também não houve o cancelamento para os maiores de 70.  

Para quem precisa de locais de votação com maior acessibilidade para votação, será possível fazer a solicitação entre os dias 18 de julho e 18 de agosto.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News