Força para agir!

Prevenção de quedas requer ações de estímulo à atividade física

iniciativa do Sesc tem como foco a prevenção a sarcopenia, por meio do fortalecimento muscular

Katia Brito
26/06/2022 às 06:00
Atualizada em 26/06/2022 às 06:00.
Banco de imagens Freepik

Recomendação é buscar atividades que sejam realizadas de forma prazerosa - FOTO: Banco de imagens Freepik

O Sesc encerra hoje a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Secretária Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, o CRI Norte (Centro de Referência do Idoso) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). A iniciativa, com o tema "Força para agir! Não deixe a peteca cair!" tem como referência o dia 24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas, contempla ações que reforçam a importância do fortalecimento muscular para a prevenção de quedas.

Assim, o Sesc contribui com a promoção de saúde e o desenvolvimento de ambientes dedicados a  cidadãos de idades diferentes e de direitos iguais, sempre em atenção e cuidado mútuos. O foco é a sarcopenia é uma doença nos músculos, que reduzem seu tamanho e a força para locomover e carregar objetos. Por isso, o tema estimula o fortalecimento dos músculos e mais disposição para agir no dia a dia.

A perda de massa, força e resistência muscular afeta a saúde e a qualidade de vida, ampliando o risco de

doenças crônicas, como diabetes e osteoporose, e representando riscos de quedas e de fraturas. O

termo Sarcopenia denomina tal condição, que desde 2016 é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença, que acomete principalmente pessoas idosas. Característico de dinâmicas recentes, o isolamento social fez com que índices de sedentarismo da população brasileira aumentassem sensivelmente e, junto com eles, o maior surgimento e agravamento da Sarcopenia. São dados que denotam a constante necessidade de atualizar maneiras de lidar e fazer a manutenção do bem-estar.

Os exercícios de fortalecimento muscular, como destaca o Sesc, aumentam o tamanho dos músculos e, principalmente, a força. Podem ser realizados com o peso do próprio corpo ou com pesos extras. Eles vão ajudar também a melhorar a capacidade de mover e levantar objetos e realizar várias outras tarefas do cotidiano. A recomendação é buscar atividades que sejam realizadas com prazer, em locais acessíveis e que possam auxiliar nas necessidades de cada um.

Acessiblidade

O problema da acessibilidade, segundo a SBGG, é visível até mesmo nos grandes centros urbanos. Para estimular mudanças neste sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem certificado municípios que façam adaptações em suas estruturas e serviços para que se tornem acessíveis às pessoas idosas. No Brasil, em 2019, foi criado o Projeto de Lei que cria o Programa Cidade Amiga do Idoso, com o objetivo de incentivar municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável e para aumentar a qualidade de vida da pessoa idosa.

 

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