Corpo em movimento

Programação do Sesc Mogi inclui esporte e dança circular para idosos

Atividades são exclusivas para pessoas idosas; também há opções para todas as idades

Katia Brito
10/07/2022 às 06:00
Atualizada em 10/07/2022 às 06:00.
Divulgação

Dança circular, ministrada por Sonia Lima, é exclusiva para pessoas idosas - FOTO: Divulgação

O Sesc Mogi das Cruzes promove diversas atividades, algumas delas exclusivas para pessoas idosas. As aulas de dança circular, com Sonia Lima, por exemplo, começaram na última quinta-feira, e seguem até 29 de setembro. As aulas gratuitas são semanais e acontecem das 15h30 às 17 horas.

A dança circular é uma forma de dança coletiva que visa a integração em grupo e o fortalecimento de valores como empatia, bem-estar e liberdade. Os movimentos estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a sociabilização.

Sonia Lima é focalizadora de danças circulares há mais de 20 anos. Ela mantém grupos regulares de dança circular em Mogi das Cruzes e São Paulo, em associações culturais, praças e instituições culturais. Desde 2002, é co-organizadora dos Encontros Brasileiros de Danças Circulares Sagradas, e foi uma das responsáveis pelo Grupo "Educação para a Vida - As Danças Circulares como Caminho".

Outra opção para idosos é a aula aberta de esportes com educadores em atividade físico-esportivas do Sesc. A prática em grupo engloba diferentes tipos de ginástica (ginástica artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim), manifestações da cultura popular (dança, jogos e circo) e do esporte.

As aulas também gratuitas, com início na última sexta-feira, acontecem às quartas e sextas, das 16h30 às 17h30. O objetivo é possibilitar a troca de experiências, como forma de integração e diversão, promovendo o bem-estar e a saúde, considerando a história, os interesses e as necessidades de cada pessoa.

Festival

Destaque também para o FestA! - Festival de Aprender, que acontece pela primeira vez na unidade. A programação tem forte inspiração na cultura japonesa, sendo uma homenagem aos imigrantes do país que fazem parte da formação da cidade. Entre os destaques está a Feira de Cerâmica com artesãos e alunos dos cursos de cerâmica do Casarão do Chá, que venderão suas peças e estarão disponíveis para trocas. A atividade começou ontem, continua hoje, e no próximo fim de semana, das 10 às 17 horas.

O festival conta ainda com a instalação audiovisual Jardim de Borboletas: uma experiência imersiva em cores e luzes também promete agitar a unidade. O projeto de Demétrio Portugal em parceria com Ceci Soloaga e Erica Mizutani acontece durante as noites da próxima terça até quinta-feira (de 12 a 14 de julho), sempre no horário das 18h30 às 21h30.

A iniciativa deve transformar o galpão do Sesc Mogi em uma obra viva, onde o público pode interagir com a instalação dentro e fora do espaço.

A unidade conta com outras atrações no fim de semana e ao longo do mês. O Sesc está localizado na rua Rogerio Tacola, 118, Socorro.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News