22
Dia dos Avós

Avós comemoram a data especial, celebrando o amor que se multiplica e é compartilhado com os netos

Ana, Sarah e Alzira demonstram amor aos netos próximo do dia dos avós

Gabriel Vicco Amaral*
24/07/2022 às 05:30
Atualizada em 24/07/2022 às 10:22.
Divulgação

Sarah e seus cinco netos: Júlia, Renan, Benicio, Alice e Milena, a caçula do grupo - FOTO: Divulgação

No Brasil, o Dia dos Avós é comemorado anualmente no dia 26 de julho, data utilizada pelos netos para presentear e agradecer seus avós. Próximo da data especial, que será comemorada na terça-feira, o Mogi News/Dat conversou com mulheres que vivem esta fase da vida, com muito amor pelos netos.

A aposentada Ana Rosa, de 57 anos, é avó de Clara Elize, que tem apenas seis anos. De acordo com a avó, a relação com a neta é de mãe e filha. Ela conta a emoção que sentiu quando que seu filho André Luís, 36, seria pai: "Era uma mistura de sentimentos. Alegria de ser avó, mãe duas vezes, e sentimento de medo, porque era tudo novo. Meu único filho ter uma filha. Ele é um super pai", afirma Ana. "A melhor parte é ela chamar a gente de 'vovó'. Ela sente uma segurança tão grande com a gente quando pede um abraço", disse.

Ana Rosa e Clara Elize, sua única neta
Ana Rosa e Clara Elize, sua única neta - Divulgação

Ana também contou a história de um acampamento que fez com Clara. "Fomos para a praia, levamos barraca. Uma dificuldade grande para levantar de manhã na tenda, porque é colchão inflável, mas fizemos a vontade dela. Vimos o sol nascer, fomos na praia, brincamos. Isso tudo não tem preço", finalizou.

Sarah Baptistucci, 60, é costureira e tem cinco netos, sendo três meninas e dois meninos. Sarah fala de Júlia, Renan, Benicio, Alice e Milena com muito carinho: "Minhas vidas". Além disso, a avó falou sobre a sensação de receber a notícia de que teria netos. "Fiquei muito surpresa na primeira vez, porque era o que eu mais queria, mas uma felicidade muito grande. Com todos tive a mesma reação, muito feliz", disse.

Quando teve sua primeira neta, a Júlia, 12, Sarah tinha apenas 48 anos e disse não ter medo por conta da pouca idade. "Não tive medo. Pelo contrário, já estava achando que eu ia morrer sem ter netos. Eu via minhas amigas todas sendo avó e eu, com 48 anos, nada de neto. Queria tanto que quando veio, eu fiquei muito surpresa, mas muito feliz também", completou.

Alzira Figueiredo, 54, também aposentada, é avó de Isabella, de 10 anos, Pedro, de 5 anos, e Yasmin, 2 anos. Porém, a caçula mora nos Estados Unidos e não mantém muito contato pessoal com a avó, mas, de acordo com Alzira, chamadas de vídeo acontecem diariamente. "É uma saudade imensa, mas a gente se fala todo dia. Minha filha me liga por vídeo e eu tento brincar com ela sempre", destacou.

Alzira mora com seus outros dois netos e diz ter uma relação de mãe e filho com ambos. "Cuido, mando para a escola, levo ao médico. Faço tudo o que é necessário fazer. Eles me respeitam. Acho que eu tenho mais cuidado com eles do que eu tive com meus filhos quando pequenos", disse. Porém, também afirmou que não tem a mesma responsabilidade: "A nossa responsabilidade não é mais de educar eles. Nossa responsabilidade é brincar e se divertir com eles. A gente ajuda na educação, mas não é de responsabilidade total dos avós, mas sim dos pais", pontua.

Alzira com Isabella e Pedro, netos mais velhos
Alzira com Isabella e Pedro, netos mais velhos - Divulgação

Entre Ana, Sarah e Alzira, além do amor aos seus netos, há um consenso na sensação com a chegada do Dia dos Avós. Todas afirmam que a data especial é importante para poder aproveitar o máximo possível com seus netos, brincar, se divertir e se sentir amada.

O Dia dos Avós no Brasil é comemorado anualmente no dia 26 de julho, tendo essa data sido escolhida por referência à comemoração dos dias de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo, de acordo com a tradição da Igreja Católica.

*Texto supervisionado pelo editor.

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News