Vontade e ânimo

Quanto vale a vontade? Qual o preço do desanimo?

03/07/2022 às 06:00
Atualizada em 04/07/2022 às 14:46.
Divulgação

Diácono suzanense Eduardo P. Geronimo - FOTO: Divulgação

Quando lançamos olhar para a história da humanidade, sobre tudo nos grandes momentos de reconstruções, reerguidas depois de catastróficos tombos e superação de traumáticas crises. Suspiramos certo ânimo!? Embora, ser otimista no Brasil de hoje, pode parecer ser o louco da vez. Em 1909 o professor e poeta Joaquim Osório Duque Estrada ao compor o poema que mais tarde veio a ser a letra do nosso hino nacional, na frase: "Brasil, um sonho intenso, um raio vivido de amor e de esperança a terra desce". E também: "O teu futuro espelha essa grandeza" foi o mais lúcido dos otimistas, ou o mais louco dos visionários. Embora acredito que para alguns dos contemporâneos do professor Joaquim, sua visão cheia de expectativas no futuro do Brasil pudesse sugerir um romantizado exagero. Gosto da visão do professor. Como diz Albert Camus; "A função do escritor está cheia de pesadas tarefas. Por definição, não pode servir hoje aos que fazem a história, precisa servir aqueles que estão submetidos a ela".

O professor Joaquim falava do nosso potencial como nação. Na visão macro, tudo se ajeita num devido tempo, entretanto, já com as feridas que carregamos. A pandemia do coronavírus (Covid-19), as crises políticas, economia fragilizada, guerra, restrições sociais, perdas e perdas, danos e danos.

Nota-se, que por mais que as fachadas tentam se manter coloridas, as paredes estão rabiscadas com cinzas e o que se lê é; -O que há lá fora? -O que a chuva traz? -O que o sol vai revelar desta vez? - O que o barulho esconde? - O que o escuro protege? - Que jogo o fogo joga agora? - Que pedra a água vai furar? - Que lama é essa que o tempo não endurece? - Que feiura é essa que o espelho não disfarça?

"Exige-se um estupido peso em todas as ideias, um compromisso desleal com a vantagem.

Existe uma força mais poderosa que a eletricidade, o vapor e a energia atômica: A Vontade". Einsten não exagerou quando registrou esse seu pensamento sobre a vontade, de fato a vontade é uma força motriz que nos coloca em um estado de ação vigoroso. Mas a vontade de um homem, por mais fervorosa que pareça não é suficiente para provocar o ânimo necessário para uma real mudança. Na carta aos Romanos no capitulo 12 e verso 2. O apostolo Paulo escreve; "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimentais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Paulo está encorajando a igreja de Cristo a não estar em conformidade com o mundo, ou reagir conforme os acontecimentos do mundo. Possuir um entendimento Bíblico sobre os acontecimentos faz toda diferença. Crer no poder e domínio de Deus sobre todas as coisas vai muito além de simplesmente acreditar que ele exista. Trata-se de aceitar o seu domínio.

A Vontade de Deus é que o homem viva bem, que colha o melhor dessa terra, que conheça o verdadeiro amor, que tenha paz e vida em abundancia, mas não podemos nos esquecer que também é sua vontade garantir a justiça. A Bíblia nos revela os planos e propósitos de Deus, mas também deixa claro que as nossas escolhas podem alterar todo o resultado de nossas vidas. Mediante as tragédias, escolher não se entregar não é uma tarefa fácil. Lutar contra o desanimo é e sempre será um gigantesco desafio, por isso através de sua gloriosa palavra, Deus nos revela meios para toda a superação mediante o poder de sua vontade. Em Salmos capitulo 9 e versos 8 ao 10 Davi afirma; "Ele mesmo julgará o mundo com justiça; julgará os povos com retidão. O SENHOR será também um alto refúgio em tempos de angústia. E em Ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparastes os que te buscam".

 


Não seremos poupados das tragédias, sejam elas de proporções macro ou e principalmente das de impacto pessoal. O Próprio Jesus afirma que no mundo teremos aflições, e completa, nos encorajando a termos bom ânimo, porque ele venceu e mostrou como se faz. Nele está a Paz, a força, o amor verdadeiro, a garantia de justiça, ele é a luz e a verdade. João 16;33

Logo, sobre quanto vale a Vontade para nós, o peso desse valor é toda uma vida nos cuidados de Deus. Para Deus o valor foi o Sacrifício de Jesus na Cruz. Sem esse sacrifício não seria possível ao homem conhecer a Vontade do Pai.

E sobre o preço do desanimo, sai muito caro ao homem se afastar de Deus, não estar em sua presença, não reconhecer seu filho Jesus como único e suficiente salvador, pensar que é capaz de lidar com as tragédias, as angustias, as crises de modo natural vai sempre custar muito caro no final.

Esse é melhor modo de reagir as tragédias. Reconhecendo que é do homem a necessidade de ânimo e não de Deus, n'Ele está a perfeita vontade.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o senhor, planos de faze-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." Jeremias 29;11

"Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia." 2 Coríntios 4;16 

 

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News