Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

A dor muscular é comum e pode envolver mais de um músculo, podendo também, envolver ligamentos, tendões e fáscias, os tecidos moles que conectam os músculos e ossos. Acontece em muitas partes do corpo, como perna, coxa, ombro, costas, pescoço, dentre outras. A dor muscular está mais frequentemente relacionada à tensão, uso excessivo ou lesão muscular por exercício ou trabalho fisicamente desgastante.

Nessas situações, a dor tende a envolver alguns músculos específicos e começa durante ou logo após a atividade, porém, muitas vezes o exercício ou postura que a desencadeiam é difícil de ser de ser reconhecido.

A melhor forma de evitar a dor muscular é a prevenção e para isso é recomendado que as pessoas realizem atividades físicas regularmente, bem como alongamentos, além de manter estilo de vida saudável, evitando fumar, consumir bebidas alcoólicas e diminuir o consumo de açúcar, por exemplo.

É importante movimentar o músculo para evitar a formação de cicatrizes no músculo e a rigidez progressiva. A imobilização só deve ser feita em casos extremos de acordo com a avaliação dos especialistas e normalmente só é feita quando a extensão da lesão responsável pela dor muscular é grande. Pode fazer uso de pomadas, que devem ser passadas sobre a região dolorida.

Em muitos casos as dores são mais fáceis de aguentar, outros não, e é isso também o que vai determinar o grau e possibilidade do motivo de sua existência. Enfim, a princípio dores musculares parecem o tipo de dor suportável que todos nós adiamos o quanto for preciso, por sabermos que uma hora ela vai passar.

O hábito da automedicação, que pode parecer algo muito sábio e mais rápido, pode gerar problemas muito maiores a curto ou longo prazo, imprevistos em sua saúde e por isso esqueça essas "alternativas" automáticas que se toma para dor sem que se consulte um profissional.

A terapia para acabar com as dores musculares irá depender da causa do problema, por isso, é necessária uma ótima avaliação para termos melhores condutas.