CONTRACAPA

rodrigo
rodrigo - FOTO: divulgação

no papel

O mapeamento de zonas de risco de deslizamento de terra e enchentes, desenvolvido pelo Instituto Geológico (IG) em setembro do ano passado, segue sem aplicação prática e ainda em fase de análise pelas novas gestões das cidades do Alto Tietê. Em setembro de 2020, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promoveu uma rodada de reuniões entre técnicos das prefeituras da região e especialistas, que elaboraram o mapeamento.

Mapeamento

Segundo os dados divulgados em conjunto com o mapeamento, o histórico de acidentes mostra que Mogi das Cruzes é a cidade da região com a maior estatística - 2.433 registros em 25 anos.

Espaço acolher

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) registrou 46 atendimentos para mulheres vítimas de abuso sexual nas dependências da companhia em janeiro. Também foram presos em flagrantes 18 agressores. O suporte é oferecido nos 41 Espaços Acolher distribuídos em sete linhas. No Alto Tietê, as vítimas podem ser atendidas nas Linhas 11-Coral e 12-Safira, que contam com quatro unidades presentes nas estações Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba. O suporte é dado longe do agressor e feito por um profissional preparado para lidar com a situação.

mercadão fechado

O Mercado Municipal estará fechado amanhã e terça-feira para dedetização. A ação, que já faz parte da programação anual do Mercadão durante o feriado do Carnaval, será realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos facultativos de Carnaval (dias 15 e 16 de fevereiro) e de Quarta-Feira de Cinzas (até as 13 horas do dia 17) foram suspensos com o objetivo de reduzir a possibilidade de aglomerações e tentar conter o avanço da contaminação pelo novo coronavírus. As atividades do Mercadão serão retomadas normalmente na quarta-feira à tarde.