Um alento

À beira de um colapso na Saúde, o anúncio da chegada de 30 leitos para o tratamento da Covid-19 no Hospital Estadual Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Jundiapeba, é alentador. Serão 10 vagas abertas para UTI e 20 para enfermaria, programadas para serem liberadas nos próximos 10 ou 20 dias. O problema é justamente o prazo previsto para o funcionamento deste serviço.

Ontem, mais um recorde negativo - mais de 1,8 mil mortes pelo coronavírus no Brasil. Passamos pela semana mais dramática da pandemia, sem perspectiva de melhora, por isso, é importante dar celeridade aos trâmites burocráticos para que os pacientes de Mogi das Cruzes e região tenham acesso a esses leitos já na semana que vem.

A inclusão do hospital de Jundiapeba ao sistema de Saúde para tratamento da Covid-19 é discutida desde o ano passado. O primeiro a dar esse sinal foi o deputado federal, Marco Bertaiolli (PSD). Depois disso, houve pressão por parte da Câmara de Mogi e da Prefeitura. Dias atrás, o secretário do Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, se reuniu com o secretário da Saúde de Mogi, Henrique Naufel, além do prefeito Caio Cunha (Pode) e o presidente da Câmara, Otto Rezende (PSD). A pressão demorou para surtir efeito, mas foi cedida, mesmo que de forma tardia. Desde o ano passado, houve vários adiamentos por parte do governo estadual. O hospital Pezzuti, no entanto, antes tratado como uma reserva estratégica do Estado, passa a ser peça fundamental para tentar estabilizar a situação de pacientes graves acometidos pela doença.

Se a situação das mortes continua crítica, ao menos a das UTI vem melhorando pouco a pouco no Alto Tietê. Além do Arnaldo Pezzuti, que atenderá pacientes da região, a Secretaria Estadual de Saúde ampliará o número de leitos para Covid-19 no Hospital Santa Marcelina, em Itaquaquecetuba, com a chegada de mais oito leitos de UTI e quatro para Enfermaria, além do HC de Suzano, com nova parceria para instalação de mais de 50 leitos.

A caminhada ainda será longa e é preciso que população e autoridades continuem fazendo suas partes.