CONTRACAPA

rodrigo
rodrigo - FOTO: divulgação

alerta à fraude

Organizações como a Interpol alertaram sobre possíveis boatos em torno da vacina da Covid-19, tanto online quanto fisicamente. Nos Estados Unidos, por exemplo, um dos mercados mais concorridos da dark web, a ESET identificou um grande número de ofertas de vacinas falsas, avaliadas entre 300 e 500 dólares.

endometriose

O mês de março, lembrado pelo Dia Internacional da Mulher, também está no calendário de uma das doenças que mais afeta a população feminina no Brasil e no mundo: a Endometriose. No país, 1 a cada 10 mulheres em idade fértil tem a doença. Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, mais de 6,5 milhões de mulheres têm a doença no Brasil.

alerta à saúde

Estudos apontam que muitas mulheres levam de sete até dez anos para descobrirem a doença. A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pelo crescimento do endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero, em outras partes do corpo. Normalmente a patologia acomete mulheres de 25 a 40 anos. Entre os sintomas da endometriose estão fortes cólicas menstruais, dor durante as relações sexuais e dificuldades para engravidar.

mês da mulher

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) promoveu o webinar "Elas por elas: mulher no volante não é perigo constante". O evento contou com a participação de Isabela Guimarães, da Rede Feminina de Juristas; Linamara Batistella, presidente da Rede de Hospitais Lucy Montoro; Solange Amorim Rosa, coordenadora da JARI da Capital e Agente Estadual de Trânsito e Alessandra Cristina Pereira, motorista de ônibus em São Paulo.

Mulheres no volante

Cerca de 40% das mais de 24 milhões de Carteiras de Habilitação de São Paulo pertencem às mulheres. Segundo o Infosiga São Paulo, em 2020 apenas 7% dos casos de acidentes fatais registrados envolvem mulheres na direção, contra 93% com homens ao volante.