Buscando estabilização

Como se não bastasse os reflexos no setor da Saúde e a agonia de não ter boas perspectivas a curto prazo, a crítica situação da pandemia da Covid-19 traz reflexos em outros setores. Um dos que mais sofre é o comercial, ainda mais com a possibilidade de um lockdown nos próximos dias.

No domingo passado, os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) se reuniram para debater sobre a complicada situação. Se tratando de um indesejado, mas possível, lockdown, é de fundamental importância que medidas sejam tomadas de forma conjunta. Se tratando de um circuito de cidades próximas, é necessário que esses municípios estejam bem alinhados.

Suzano se adiantou em algumas questões para minimizar os prejuízos dos comerciantes. Na sexta-feira passada, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) realizou reunião com secretários, Sincomércio, Associação Comercial e vereadores, para esclarecer os principais pontos, como liberação da Zona Azul aos consumidores para facilitar o drive-thru pelo período de dez minutos. Além disso, as entidades trabalham para facilitar o pagamento das taxas municipais, inclusive tirando juros e multas. Outra questão importante, mas muito difícil de ser efetivada, é a solicitação aos órgãos competentes para que funcionários que realizam atendimento ao público façam para dos grupos de prioridade de vacinação. O pedido é complicado, em um momento em que o Plano Nacional da Vacinação já está em execução e a demora para a entrega dos imunizantes a idosos é evidente.

Em outras cidades, como Mogi das Cruzes, a Associação Comercial também está em contato diário com a Prefeitura para tentar minimizar os prejuízos. Em reunião com o prefeito Caio Cunha (Pode), a entidade, junto ao Sincomércio, conquistou a implantação de bolsões de drive-thru nas principais ruas dos centros comerciais da cidade.

As medidas são paliativas. A situação, infelizmente, não é animadora. Por isso, segue o pedido de colaboração da população para que o vírus possa ser contido. Se isso ocorrer, o dramático quadro de hoje irá, naturalmente, começar a se estabilizar.