Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

A visão é o sentido que nos fornece informações sobre a posição do corpo e seus segmentos em relação ao ambiente. Considerada a via de informação sensorial de maior importância por informar a posição da cabeça e do corpo, oferecendo desta maneira uma referência da verticalidade.

O sistema visual, juntamente com os sistemas vestibular e proprioceptivo, é responsável por manter o equilíbrio do corpo e, consequentemente, manter a nossa postura de maneira mais funcional. Assim, qualquer alteração da visão não tratada prejudica o equilíbrio do corpo e pode causar alterações de postura. É comum observar pessoas em salas de aula, ou mesmo em casa, quando não conseguem ler ou enxergar com nitidez elas projetam o corpo para frente, ou somente o pescoço, enfim acontece uma alteração postural para que o indivíduo possa conseguir visualizar e, se isso ocorrer de maneira contínua, poderá gerar dores musculares, articulares e desajustes posturais crônicos. Nesses casos o mais correto a se fazer é buscar uma avaliação com um oftalmologista para uma possível prescrição de uso de lentes corretivas, posterior a tudo isso buscar um profissional fisioterapeuta para corrigir sua postura.

A falta ou a deficiência de um dos sentidos traz consequências para o desenvolvimento motor, coordenação e aprendizagem, porém o corpo é adaptável às mudanças, mas essa adaptação não significa ser a forma adequada e mais segura para o individuo adquirir, por isso a intervenção de um profissional especialista em biomecânica e perdas funcionais irá auxiliar e direcionar essa adaptação para forma mais adequada, respeitando as deficiências.

A falta da visão, além de afetar a locomoção, afeta também a sua capacidade de leitura e escrita, porém uma das alternativas disponíveis para a alfabetização é o sistema conhecido como Braile, afinal de conta toda pessoa é capaz de desenvolver-se e aprender algo independentemente de suas limitações, deficiências ou síndromes desde que sejam respeitadas suas limitações físicas e mentais e principalmente se estimulado de forma adequada.

Doutor Luiz Felipe da Guarda é
fisioterapeuta e presidente do
Lions Clube Mogi das Cruzes