Egoísmo e negacionismo

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

Todo domingo, pela manhã, vou até a banca da praça comprar o jornal. Neste domingo, fui primeiro à casa de carnes, em frente, quando voltei abri a porta do carro para guardar o pacote, o guarda de carros, que já conhece de modo costumeiro o meu trajeto, me alertou: "E o jornal?" Respondi: "Primeiro a comida, depois a noticia!"

De fato, a sabedoria dos nossos avós diz que saco vazio não para em pé. Depois da refeição o difícil é digerir as noticias, são realmente indigestas, principalmente, em tempo de pandemia. Pondo os olhos em determinada coluna havia crítica ao comentário da participante do Big Brother Brasil, Sarah Andrade, sobre o nosso comportamento em sociedade, expos seu modo de pensar, uma faceta do egoísmo praticado por parte da população.

Continuou contando: "Ainda estava na festa quando recebi uma ligação de censura da produção: Pandemia não existe para você? Ninguém está morrendo pra você? Respondi: Oxi... e eu não to sentindo nada!" Assim ela finalizou em forma de pilhéria. O articulista escreve que ela foi criticada nas redes sociais, porém, o seu comportamento está longe de ser estranho. As festas clandestinas pelo país mostram esse negacionismo prevalente, mesmo quando a pandemia está atingindo seu pior momento, mais de duas mil pessoas morrendo por dia. Ser um negacionista é não aderir ao consenso de uniformidade de opinião, pensamento, sentimento e coletividade.

Tempos atrás, na mídia, surgiu um personagem sempre portando um guarda-chuva a fim de ser comparado a uma pessoa do contra, deram-lhe o nome de o "homem do guarda-chuva" - quando todos festejam o sol, ele só espera a chuva. Sua conduta, desafiando a todos, é de frequentar baladas proibidas, quando se prega o isolamento social, de não aprovar o uso de máscara, de rejeitar a vacina, de menosprezar a gravidade da doença em jovens, de proclamar um tratamento precoce contra a covid 19, usando produtos sem comprovação científica. Até quando? Ó Pátria amada!

José Mauro Jordão é médico