Prioridade

Diante do labirinto em que nos encontramos por conta da pandemia da Covid-19, é importante, acima de tudo, união entre as autoridades e, principalmente, população. Empatia e se colocar no lugar do próximo são posturas importantes nesse enfrentamento ao coronavírus.

Uma semana de "Fase Crítica", como vem sendo chamado o nível de restrições imposto atualmente em Mogi das Cruzes, poderá apresentar resultados, no mínimo, animadores. Cálculos, mesmo que ainda não precisos, apontam para uma possibilidade de queda no número de infectados. Com isso, espera-se um efeito dominó positivo, que se procede pela queda de internados e mortos. O decreto foi prorrogado até dia 11 de abril.

Mogi das Cruzes mantém medidas mais restritivas do que o restante das cidades do Alto Tietê e, neste caso, mesmo se tratando de uma ação impopular, o prefeito Caio Cunha (Podemos) parece não colocar os interesses políticos como prioridade. Mesmo com o bom indicativo de queda na contaminação, um lockdown na cidade segue em estudo, muito embora, após o Consórcio de Desenvolvimento das Cidades do Alto Tietê (Condemat) ter recusado a proposta do prefeito mogiano, o fechamento total do comércio vai ficando cada vez mais distante.

Numericamente, a cidade que mais sofre impacto na área da Saúde é Mogi das Cruzes, onde 100% dos leitos ocupados significa 159 UTIs e 240 de Enfermaria. Cidades menores, como Poá e Arujá, por exemplo, 100% de ocupação equivale a dois e dez leitos, respectivamente. Mais de 40% dos pacientes internados em Mogi por Covid-19 são de cidades vizinhas. Por essas e outras, teroricamente, o lockdown é visto como mais urgente para Mogi do que para os outros municípios.

O importante é que o Condemat tenha união nas decisões sobre a pandemia. Com ou sem o fechamento total das atividades comerciais, é fundamental que o jogo político esteja em segundo plano neste momento. De março de 2020 para cá, quando se iniciou a sequência de mortes pela Covid-19 na região, muitos danos já são irreparáveis, porém, ainda há muitas vidas que devem ser salvas.