Programação pós-Covid

O sentimento de incerteza é um dos mais incômodos, mas é o que não falta neste longo período de pandemia. Dúvidas sobre a saúde, insegurança para sair de casa e indefinição sobre o futuro das finanças fazem ainda mais parte do nosso dia a dia. Enquanto tentamos lidar com a situação da forma menos traumática, já é possível prever mudanças que alguns setores irão sofrer depois que a Covid-19 estiver sob controle.

A Educação não poderá fechar os olhos e terá de se aproximar da modernidade. O mesmo serve para empresas, comerciantes e também na Saúde. A telemedicina, que existe desde os anos 1990, foi potencializada e deverá ser mais explorada. Mais urgente que isso, será o aprimoramento ao tratamento pós-Covid, o que ainda gera muitas dúvidas. Diferentemente de outras enfermidades, o coronavírus deixa sequelas ainda estudadas. Ainda não há tempo hábil e uma grande amostragem para determinar as consequências, tampouco se são permanentes ou não em alguns casos.

Muitos pacientes curados continuam a sentir cansaço, dor no peito, fraqueza muscular, entre outros persistentes sintomas. Isso, certamente, irá demandar mais da rede básica da Saúde e equipe de especialistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. Há, igualmente, o cansaço emocional, que afeta também os não contaminados, e isso exigirá mais trabalho à Psicologia.

A doença apresenta um efeito cascata que merece atenção. Conforme informou a psiquiatra Carla Rezende ao Mogi News, neste final de semana, a Covid-19 lhe provocou uma arritmia cardíaca, causada pela fibrose em parte do músculo do coração. Devido a casos como este, o poder público deverá investir, no futuro, em uma rede ambulatorial para acompanhar e tratar as condições colaterais. Pelo menos é o que espera o presidente da Câmara de Mogi e médico imunologista, Otto Resende, no mesmo material divulgado no final de semana.

Costumamos esperar o problema surgir para resolvê-lo, ao invés de antecipá-lo. Para que o tratamento pós-Covid não sofra muitos percalços, é fundamental que o planejamento comece antecipadamente.