Sem margem para erro

Dois dias depois de fazer um balanço sobre os 100 primeiros dias de serviço, a nova gestão da Prefeitura de Mogi das Cruzes sofre sua principal baixa: a saída do secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel. Em meio à pandemia da Covid-19, o momento para a demissão é péssimo. Naufel assumiu a Pasta no ano passado, na era do então prefeito Marcus Melo (PSDB), exatamente quando o coronavírus começou a atacar o Alto Tietê.

O secretário, reconhecido por ser muito ativo, acompanhou toda evolução da doença desde março do ano passado e, certamente, sua presença fará falta neste momento. Mas, o Ministério Público, entendendo que Naufel furou fila para se vacinar contra a Covid-19, orientou o prefeito Caio Cunha (Podemos) para que o demitisse.

A Prefeitura de Mogi promete que os trabalhos no combate à pandemia seguirão de forma intensa, mas, o que poderá causar problemas, é o fato de que será uma comissão interna quem assumirá a Secretaria da Saúde neste momento. Importante que um novo nome seja rapidamente divulgado.

As mudanças no secretariado municipal têm sido um assunto recorrente dentro da Prefeitura nos primeiros três meses de mandato. Além da Saúde, a Secretaria de Educação também sofreu uma baixa, com o pedido de demissão da secretária, Rose Tonete. A Pasta segue sob comando interino. Também haveria a criação de novas secretarias, como a de Sustentabilidade, embora uma mudança de planejamento indique que esta deverá continuar sendo a Secretaria de Verde e Meio Ambiente. Segundo promessa do prefeito Caio Cunha, falta a formação da Secretaria de Transparência.

Mas, perante as baixas das duas pastas com maior verba anual - Educação e Saúde -, a criação de novas fica absolutamente em segundo plano. Essa comissão interna que comandará o setor da Saúde em Mogi terá muito trabalho. Além dos problemas conhecidos, como estoque de vacina e filas, entramos ontem no período da vacinação contra a gripe, que coincide com a imunização da Covid-19. Planejamento e, paralelamente, acertar no nome do novo comandante, serão tarefas fundamentais neste momento.