Sob bem comportado humor

Raul Rodrigues
Raul Rodrigues - FOTO: Daniel Carvalho

O assunto "sério" desta semana é a Covid-19. Segundo consta, com um caso confirmado em Mogi e outros 182 suspeitos no Alto Tietê, pelo porta-voz do Mini-Estério da Saúde (?). Convenhamos, o que mata o ser humano não é o coronavírus, é a ignorância.

A Rússia não ficou atrás, registrou até agora 199 casos de infecção pelo novo coronavírus e uma morte. As autoridades não decretaram estado de calamidade pública, como foi anunciado, no entanto, algumas medidas estão sendo tomadas, como o cancelamento (ou adiamento) da maioria dos eventos de massa, quarentena de 14 dias para aqueles que recentemente chegaram ou retornaram de países com surtos de coronavírus e auto-isolamento voluntário para estudantes e funcionários de empresas podem trabalhar remotamente.

Parabéns, coronavírus! Você está fazendo a alegria daqueles que sofrem bullying por ter mania de limpeza. Assim, sem surpresa: mas que saudades do tempo em que Corona era um banho de alegria num mundo de água quente. Se não se deram conta, é por isso que grande parte das pessoas ficou um nadinha paranoicas, pasmem, só pela sugestão de lavar as mãos.

Não importa idade nem classe social, as mulheres ficariam surpresas com a quantidade de homens que vão ao banheiro e não lavam as mãos. Assim, Pôncio Pilatos pode virar garoto-propaganda da campanha: "Eu lavo minhas mãos!" E você?

É claro que existem muitas piadas sobre pessoas que ficaram em casa. Os especialistas recomendam seguir a sua rotina diária, mesmo trabalhando de casa! Enquanto a maioria dos jogos de futebol no país foi realizada sem público, na Rússia, o Zenit Arena, em São Petersburgo, teve casa cheia.

Os torcedores estavam otimistas, gritando, como nosso presidente: "Todos nós vamos morrer!". Isso pode soar mórbido, mas é uma piada já que faz parte de seu hino: "Estamos todos infectados com o futebol e vamos morrer pelo Zenit!". E cabe lembrar que, o poeta russo Aleksandr Púchkin já chamou o futebol de "Um banquete em tempos de praga!"