Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade. Os principais critérios diagnósticos são o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais/interpessoais, uso de recursos comunitários, auto-suficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer e segurança.

As deficiências intelectuais são inúmeras. Por exemplo, a Síndrome de Down é a mais frequente entre as anomalias genéticas que causam deficiência intelectual (um a cada 600 bebês nascidos vivos) e o risco da incidência aumenta com a idade materna.

A Síndrome do X-Frágil é segunda mais frequente. As pessoas com esta síndrome apresentam algumas características físico-faciais, como face alongada, orelhas grandes e em abano, testículos aumentados, mas o que mais chama atenção é sua característica comportamental (muito agitado, arredio, com dificuldade de interação e contato com o outro, lembrando o autismo). É transmitida pelo cromossomo X e afeta preferencialmente os meninos.

Um dos desafios no diagnóstico da Deficiência Intelectual é estabelecer claramente a origem ou identificar sua causa. Em cerca de 40% dos casos, não é possível determinar exatamente qual a causa. No entanto, sabe-se que existem fatores multifatoriais, compostos de quatro categorias: biomédicos, sociais, comportamentais e educacionais, que podem levar à Deficiência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Associação Americana para a Deficiência Mental, o resultado de um teste de QI pode apontar para quatro graus de Deficiência Intelectual (DI), divididos da seguinte forma: DI leve: QI entre 50-69;DI moderado: QI entre 35-49; DI grave: QI entre 20-40; e DI profundo: QI abaixo de 20.