Mens sana in corpore sano

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

Como no Universo a nossa mente, ainda, guarda muitos segredos a serem desvendados. A saúde conquista-se pela integração espírito-mente-corpo. Em três níveis, sendo o espírito o mais alto ele age sobre a mente e esta sobre o corpo. Se há paz verdadeira no espírito, aquela que Jesus prometeu aos seus seguidores que O amam e creem no seu sacrifício, haverá também na mente de cada um deles, amainando, pela fé e pela presença do Espírito Santo, as ondas angustiantes dos seus transtornos mentais, produzindo, assim, uma mente sadia que governa um corpo sadio.

No livro de Hebreus 11: 1: "Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem"; se você tem essa certeza que o Espírito Santo, que habita em você, lhe dá, o seu todo é feliz. Sem dúvida, a condição de possuir a real felicidade está na presença em nós da Trindade - o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O homem natural humanista não tem a fé do alto que "remove montanha" e nem o Espírito com "E maiúsculo" que realiza a façanha do impossível, ele só tem espírito, mente e corpo, porém, ao homem espiritual se acrescenta o Espírito Santo que dá a bendita esperança de viver no reino eterno com Cristo.

Perder a esperança leva à morte do ideal que está dentro de nós. Aconteceu num campo de concentração de prisioneiros de guerra, no Vietnã, onde um soldado americano, enfermeiro, servia com muita dedicação, na enfermaria, os feridos de campo de batalha. Os guardas da prisão viam nele ótimo atendimento, o próprio capitão vietnamita lhe fazia elogios e prometia, para incentivá-lo, libertá-lo em pouco tempo. Um dia, sem ser percebido ele escutou a conversa de dois guardas que criticavam o capitão por dar esperança de libertá-lo, porque eles ouviram dele mesmo que nunca iria cumprir a promessa.

Desde aquele dia o enfermeiro entrou em forte depressão, não levantou mais da cama, parou de comer e morreu. A mente sem esperança faz murchar rapidamente o corpo até exaurir da alma toda essência de vida.