O Deus que sorri

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

Os deuses pagãos, feitos à imagem do homem, sisudos e vingativos, disputavam entre si o poder, muitos deles ostentavam uma carranca amedrontadora para fazer medo ao homem. Se havia algum sorriso era de deboche. Os escultores em sua arte esculpiam na pedra ou no mármore os ídolos com suas mãos em obediência aos sentimentos que povoavam a sua mente: ódio, amor, vingança, gratidão, fé, adoração.

Jesus disse "a boca fala do que está cheio o coração", também se pode dizer que o rosto traduz do que está cheio o coração. Lembro-me de uma vez, no corredor do hospital ao saudar um colega com um entusiasmado "bom-dia" de volta ouvi um muxoxo, então, falei em tom de gozação: "Olha cara, vai se olhar lá no espelho. Você vai se assustar!" Ele deu um sorriso e o "milagre" aconteceu - um novo rosto feliz.

O chavão "Sorria, você está sendo filmado!" tem livrado muita gente de uma acirrada discussão no viés de uma tragédia para tudo se diluir em sorrisos, principalmente no trânsito. Quando esboçamos no rosto um sorriso aberto, franco e sincero há bem-estar em cada célula do nosso corpo fazendo-a exalar saúde e alegria em todo nosso ser.

Muitos pais, no passado, achavam que um rosto sério, de pouco riso, era sinal de respeito e autoridade no lar, porém, com essa atitude não tinham o melhor dos filhos, a intimidade dos abraços e dos beijos. Se Deus nos fez à sua imagem e semelhança e nós sorrimos, isso prova que Deus também sorri. A nuvem trevosa da disciplina do Pai nos assusta com sua feição carrancuda, mas é bom saber que por trás dessa nuvem se esconde a face sorridente do Deus que nos perdoa e nos ama.

Na igreja, aos domingos, recordo-me, quando menino, se fazia a chamada por nome na escola de ensino bíblico, cada criança respondia a presença com um versículo bíblico, o mais curto e o mais repetido era "Jesus chorou", porém, um dia um deles respondeu: "Jesus sorriu". A professora o repreendeu dizendo que não existia na Bíblia. E ele todo convicto, exclamou: "Mas devia existir!"