CONTRACAPA

André Diniz
André Diniz - FOTO: z

árvore tóxica I

Pautas ambientais quase sempre são associadas à preservação de espécies de árvores, mas a vereadora Fernanda Moreno (MDB) apresentou um projeto de lei pedindo o fim da comercialização de mudas da espécie de árvore Spathodea campanulata, conhecida por diversos nomes, como "chama-da-floresta", "xixi-de-macaco" ou "bisnagueira".

árvore tóxica II

Como não é uma espécie natural do Brasil, acaba por ser tóxica aos pássaros e insetos locais, o que vem causando impacto ambiental. A propositura pede que a árvore deixe de ser comercializada em mudas, para impedir seu avanço no bioma nativo.

automutilação

O vereador Osvaldo Silva (REP) apresentou um projeto de lei instituindo a Semana Municipal de Combate à Automutilação. A prática, comum em casos associados à saúde mental, acaba servindo de sinal para a necessidade de conscientização sobre questões associadas ao bullying, assédio moral, depressão e outros males. O projeto passará pelas comissões e pela Procuradoria Jurídica da Casa, antes de ser votado em plenário.

mandato coletivo

A vereadora Inês Paz (Psol) apresentou e aprovou uma moção da Câmara de Mogi em apoio ao mandato coletivo de sua legenda na Câmara de Vereadores de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. O mandato coletivo voltado às questões habitacionais está sendo alvo do Conselho de Ética, sendo acusado de participar de uma ocupação na cidade do ABC Paulista.

defesa

As integrantes do mandato coletivo, porém, se defendem afirmando que estavam acompanhando e monitorando a situação de crianças. "Vemos uma clara perseguição política aos nossos quadros, como aconteceu no caso de assédio na Câmara de Vereadores de São Paulo, e em muitos outros locais", afirmou a vereadora Inês.