Síndrome pós-Covid

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

Desde o início de 2021, a esperança da humanidade de acordar do pesadelo Covid-19 só foi possível devido às avançadas técnicas desenvolvidas, ao longo das últimas décadas, que permitiram manusear o elemento gerador da vida, o código genético, possibilitando, em tempo recorde, o desenvolvimento das principais vacinas contra o coronavírus.

Essa conquista científica recebeu o nome de Biotecnologia. No atendimento de pacientes que se recuperaram da doença os médicos observaram em muitos deles comprometimento neurológico, motor, respiratório e cognitivo, designando essas sequelas como síndrome pós-Covid.

Não havendo uma diretriz nacional para a assistência desses casos a Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR) elaborou protocolos que segundo os especialistas têm o objetivo do mapeamento das sequelas deixadas pelo vírus. Dois terços dos pacientes que estiveram internados em UTI precisarão de alguma reabilitação, e se a pessoa teve os movimentos afetados pela doença, para voltar a andar pode demorar ao menos três meses, diz o fisiatra Eduardo M. Carvalho.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro também está criando um protocolo e testemunha: "Vimos pacientes que saíram vivos, mas com alterações sistêmicas. Casos que não eram apenas questões pulmonares, mas alterações no sistema nervoso central e no periférico, desde uma paralisia mais leve até uma dor que é limitante, esquecimento, ansiedade que interfere no tratamento, porque ele não tem concentração para fazer exercício, Há perda da qualidade do sono, o que interfere na resposta motora e cognitiva no restante do dia".

Dr. José Eduardo B. Antunes, médico pneumologista e intensivista, afirma que a Covid-19 não é uma doença respiratória, é uma doença circulatória, ela mata pelo efeito trombótico na rede vascular do pulmão. Por isso que a ventilação mecânica do pulmão tem sucesso ruim. O acompanhamento médico desde o diagnóstico precoce da doença é vital. O ideal é lutar sempre, desistir nunca.