Enfim, decolando

Durante a semana passada, o Brasil conseguiu ultrapassar a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) em um só dia. É a primeira vez que isso ocorre desde o começo das imunizações. Além disso, o governo do Estado vem adiantando o calendário de vacinação, o que possibilita aos que estariam mais distantes da fila, poder receber a primeira dose ainda neste ano, anteriormente a previsão era somente para o ano que vem para os grupos mais jovens e sem comorbidade.

Pelo Alto Tietê, Suzano e Mogi das Cruzes promoveram a virada da vacinação, semelhantes à virada cultura, mas, em vez de música e teatro, aplicações de vacina para garantir a primeira dose para um bom número de habitantes. Os efeitos disso poderemos ver daqui algum tempo e tudo indica que serão muitos bons.

Tudo isso pode sugerir que, finalmente, a vacinação está decolando no país, o que inclui o Alto Tietê também. Cidades da região, como Poá, por exemplo, também estão batendo recordes de vacinação, ou seja, o prognóstico é animador para daqui alguns meses, e, se tudo der certo, a população adulta do Estado de São Paulo poderá ter recebido ao menos a primeira dose até setembro. Logo depois dessa etapa cumprida, deverá continuar a imunização em segunda fase, com mais uma dose da vacina. Claro que tudo isso depende da produção dos imunizantes serem entregues conforme o cronograma.

Por enquanto os dados ainda estão muito instáveis. No Alto Tietê as internações ainda variam de um dia para o outro, podendo alcançar 100% em um dia e 80% no outro. Nos casos das mortes, ainda se observa muita variação também, em um dia há mais de 30 óbitos, no outro pode chegar a dez, mas ainda, infelizmente, as mortes ocorrem e, por enquanto, somente a vacinação parece que irá dar um fim nisso, por isso a esperança deve ser renovada por todos que moram na região.

A esperança será ainda maior quando, além do avanço da vacina, descobrirem um remédio que possa combater a doença, porém é preciso ter calma e manter as recomendações dos órgãos de saúde, como manter o uso da máscara e o distanciamento.