Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

Com a queda da temperatura é possível perceber que nosso corpo necessita de aquecimento para suportar. Pensando no dia a dia de inúmeros trabalhadores o frio passa a se tornar um risco quando há possibilidade de exposição a essas baixas temperaturas, assumindo todas as consequências que esta exposição pode trazer.

Existe o frio artificial por ocupação laboral. Na maioria das vezes o risco físico estará presente em locais resfriados artificialmente, como câmaras frigoríficas, de resfriados, climatizadas, ambientes climatizados, caminhões frigoríficos. Além disso, temos a exposição ao risco em ambientes naturalmente frios, como agricultura, atletas, construção civil, pesca, vigilância, dentre outros.

A principal consequência do frio à saúde do trabalhador é a conhecida hipotermia, que é quando nosso organismo perde calor mais rápido do que pode produzir, levando a uma temperatura perigosamente baixa do corpo. E quando sei qual temperatura é de médio a alto risco na hipotermia?

As respostas para essas dúvidas são: a temperatura normal para o corpo humano deve ser de 36°C a 37,5°C; quando apresentar 35°C, inicia a hipotermia com sintomas de apatia e fortes calafrios; quando ocorrer uma queda ainda maior para 30°C, a atividade do coração é drasticamente reduzida, perdendo totalmente o raciocínio por falta de oxigenação cerebral; em consequências de frio mais severo; se a temperatura do corpo atingir 20°C irá ocorrer paralisações das funções corporais até cessar as atividades do coração e cérebro.

As lesões produzidas pela ação do frio afetam principalmente as extremidades e áreas salientes do corpo, como pés, mãos, face e outras. O famoso termo tremendo de frio é uma reação do organismo, que busca gerar calor através dos movimentos de vibração. Importante saber qual será sua exposição ao frio para saber como deverá se precaver e usar roupas e EPIs adequados e sempre executar uma preparação do corpo como um pré-aquecimento físico independente da atividade que irá executar, seja esportiva ou laboral, essa conduta poderá evitar inúmeras lesões.