A maldição do dinheiro

Olavo Câmara
Olavo Câmara - FOTO: divulgação

É ótimo ter muito dinheiro desde que faça muitas caridades e saiba que nada nos pertence, nem o dinheiro. Caso você tenha muitos milhões, não seja ganancioso e utiliza a sua fortuna com maestria. Passe os olhos pela humanidade e analise quantos problemas existem e quem poderá ajudar. Há pensamentos sobre o dinheiro que analisados sobre as condições atuais parecem verdadeiros. "Dinheiro na mão é vendaval"; "dinheiro que vem fácil vai fácil"; "dinheiro originário de crime traz desgraça e quando se ganha ilegalmente só traz infelicidade"; "por trás de toda grande fortuna há um crime". Exageros ou não, sempre há verdade nestas frases.

Destaque-se que no Brasil e no mundo existem grandes empresários que ganham cada vez mais e geram milhares e milhares de empregos e este é o lado positivo. O dinheiro é sujo ou amaldiçoado? Não há dinheiro maldito, mas as condições de como se obteve grandes fortunas podem ser "sujas". Há pessoas que não se contentam com o que já possuem e querem mais e mais.

Certos empresários e políticos, por exemplo, que passaram uma vida inteira acumulando fortunas, através de atos ilegais, imorais e de forma corrupta, em um único deslize, acabam perdendo tudo e ainda responderão a processos, pois deixaram rastros. É o caso de boa parte de prefeitos, vereadores, governadores, deputados e senadores que foram acusados de atos imorais e corruptos e acabaram processados e presos. Aí vem a desgraça, pois perderam todos os seus bens além dos cargos que ocupavam. Alguns tiveram enfartes e acabaram falecendo deixando as suas famílias desmoralizadas.

Então, vem a pergunta: vale a pena deixar a ganância tomar conta e querer acumular mais e mais? É sempre bom lembrar que numa fração de segundo, poderemos morrer e tudo ficará por aí para os herdeiros ou para o Estado. Não se deve esquecer: "tudo que existe é para o nosso uso, porém, nada nos pertence e não somos donos de nada". Lembre-se: "Enquanto Atenas chora, Esparta ri". Quando alguém acumula fortunas é porque o criador o preparou para bem administrar grandes negócios.