Olhai os lírios do campo - II

Mauro Jordão
Mauro Jordão - FOTO: 00001

Soren Kierkegaard, filósofo dinamarquês, disse: "Muitos vivem em grandes cidades e, por isso, jamais contemplam os lírios do campo; muitos habitam no campo e passam por eles todos os dias sem considerá-los sequer uma vez. Ah! Quantos de fato contemplam os lírios do campo como Jesus contemplava?" Jesus não disse meramente: "Vejam os lírios do campo". Na verdade, Ele disse: "Vejam como eles crescem". Eles crescem mesmo sem ser notados pelos homens. Não precisam de um jardineiro humano para crescer, crescem pelo cuidado do jardineiro divino, Deus.

Até certa medida, os homens conseguem ver que os lírios do campo crescem, mas não todo tempo conseguem perceber como eles crescem. A meditação bíblica nos ensinos de Jesus, guiada pelo Espírito Santo, nos faz, dentro de um tempo, desvendar o segredo que produz em nós o crescimento espiritual. Os praticantes de mindfulness, meditação com atenção plena, devem acrescentar a sua técnica, para melhor resultado, os ensinos de Jesus ditos no Sermão do Monte, os quais suavizam a mente do ser humano ao olhar como crescem os lírios do campo, eles não tecem nem fiam, no entanto, nem o rei Salomão em toda sua glória se vestiu como qualquer deles.

E as aves do céu? Não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo o Pai celestial as sustenta. Portanto, disse Ele, não vos inquieteis com o dia de amanhã, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Não tenham ansiedade porque o vosso Pai sabe que necessitais de todas estas coisas.

O amor, o perdão e o cuidado de Jesus por nós faz ver que não devemos somar em nossa mente o mal do passado, do presente e do provável no futuro, é fardo demais para carregar, nos angustiar e nos deprimir; basta o dia o seu próprio mal. Faça do mal um bem quando você crê ser ele uma lição de vida. Se você tem Jesus como Salvador, e também como Senhor, significa que você entregou os caminhos da sua vida nas Mãos de Deus, aí sim você pode dizer: "Em tudo dai graças".