CONTRACAPA

rodrigo
rodrigo - FOTO: divulgação

voto impresso I

O deputado federal Marcio Alvino (PL) é titular da Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, do voto impresso, na Câmara dos Deputados. A proposta que está movimentando o cenário nacional não prevê a substituição da urna eletrônica, mas, sim, que na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.

voto impresso II

Na prática, isso quer dizer que o eleitor não terá acesso ao comprovante do seu voto, ele simplesmente poderá visualizar um extrato impresso com os votos que cairá, sem contato manual, dentro de uma urna, para que estes possam ser auditados, caso seja necessário.

voto impresso III

Para o deputado Marcio Alvino, a proposta que pode mudar a história do Brasil precisa ser discutida com cautela. "Se falarmos em questão de tempo, é inviável que seja instituído este sistema para a próxima eleição, podemos dizer que seja impossível. Em menos de um ano o sistema terá de ser desenvolvido, licitado, realizada a compra, testado para as quase 500 mil urnas do país. Além da aquisição, será necessário treinar os mesários em um curto espaço de tempo", detalhou.

xadrez

As equipes masculina e feminina de Santa Isabel foram campeãs da 1ª Copa de Xadrez do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em final realizada no sábado. A disputa de ambas as equipes foi com o município de Ferraz de Vasconcelos. O placar da final ficou em 3 a 1 na partida masculina e 2,5 a 1,5 na disputa feminina.

participação

O torneio teve início no mês passado e contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre jogadores e comissão técnica dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Salesópolis, Santa Branca e Santa Isabel.