Região segue mal no ranking

Mesmo com o processo de imunização não tendo a velocidade que todos gostariam, o Estado de São Paulo superou a marca dos 70% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose contra o coronavírus. Além disso, 25% de todas as pessoas com 18 anos ou mais que residem no Estado já estão com o esquema vacinal completo. A população adulta de São Paulo é de 35,3 milhões, segundo as estimativas do IBGE de 2020, e o governo do Estado quer vacinar este público com pelo menos uma dose até o dia 20 de agosto.

Apesar da morosidade - pelo menos em relação à necessidade de vacinar a população rapidamente - São Paulo é o Estado que mais vacina no Brasil. Mesmo assim, os municípios do Alto Tietê parecem ser cada vez menos prioridade para o governo de João Doria (PSDB). No ranking da vacinação as cidades não estão avançadas em relação à maioria, pelo contrário. Cidades como Itaquá, Suzano, Poá e Ferraz vão muito mal e, algumas delas atingem as últimas colocações do Estado. Uma vergonha. Cabe aos políticos cobrarem maior atenção. Mais do que isso, falta a população cobrar seus eleitos para que façam o trabalho de aproximação junto ao governo estadual para amenizar esse panorama horrível. Não é possível aceitar o fato passivamente. A evolução diária da campanha pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/.

As pessoas que integram os públicos-alvo da campanha podem realizar um pré-cadastro no site VacinaJá, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no WhatsApp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus. Para acessar o serviço no WhatsApp, basta adicionar o número 55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um "oi" ou clicar no link wa.me/551.