Saúde Funcional

luiz
luiz - FOTO: divulgação

Vamos entender um pouco mais sobre esses dois termos: promoção e prevenção em saúde. A promoção da saúde tem como objetivo educar as pessoas para que elas façam escolhas saudáveis em suas vidas; já a prevenção se concentra em esforços para reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças.

Alguns são os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças que se concentram em manter as pessoas saudáveis. Muito utilizados principalmente em comunidades, os programas de promoção da saúde têm o objetivo de envolver e capacitar indivíduos nessas comunidades a escolher comportamentos saudáveis e fazer mudanças que reduzam o risco de desenvolver doenças crônicas.

Definido pela Organização Mundial da Saúde, promoção da saúde: "Permite que as pessoas aumentem o controle sobre sua própria saúde. Ela cobre uma ampla gama de intervenções sociais e ambientais que são projetadas para beneficiar e proteger a saúde e a qualidade de vida de cada pessoa."

É possível definir a diferença entre promoção e prevenção da saúde da seguinte forma: a prevenção de doenças se concentra em esforços específicos que visam reduzir o desenvolvimento e a gravidade de doenças crônicas e outras morbidades.

Bem-estar está relacionado à promoção da saúde e prevenção de doenças. O bem-estar é descrito como as atitudes e decisões ativas tomadas por um indivíduo que contribuem para comportamentos e resultados positivos de saúde. Os programas de promoção da saúde e prevenção de doenças frequentemente abordam os determinantes sociais da saúde. Eles são as condições econômicas, sociais, culturais e políticas em que as pessoas nascem, crescem e vivem.

Os comportamentos de risco modificáveis incluem, por exemplo, uso de tabaco, hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física, que contribuem para o desenvolvimento de doenças crônicas.

As atividades típicas de promoção da saúde, prevenção de doenças e programas de bem-estar incluem: comunicação, educação, política, sistemas e meio ambiente.